Campanha Fique Sabendo realiza pedágio educativo

Educação - Destaques

Equipes do CTA entregam panfletos informativos à população

Para chamar a atenção da população para a luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista realizou na manhã de hoje (30), um pedágio educativo na feira livre do bairro Promeca. Amanhã o pedágio continua nos cruzamentos da avenida Fernão Dias Paes Leme a partir das 8 horas.
A abordagem, feita com feirantes e consumidores, é uma das estratégias que a Secretaria Municipal da Saúde adotou para alertar a população quanto ao risco de contaminação, bem como debater o preconceito existente em relação aos soropositivos. “É importante que a gente realize estas ações para alertar as pessoas que apesar do número de mortes ter diminuído, a quantidade de novos casos continua crescente”, diz a enfermeira Maria Heloísa Gebram, que entregava os panfletos explicativos à população.
Para a comerciante Divanda Alves de Souza, ações como esta são importantes para que as pessoas não se esqueçam do risco das doenças sexualmente transmissíveis. “Com a correria do dia a dia acabamos esquecendo coisas importantes, como a prevenção. Acho muito boa a iniciativa, e com certeza vou levar as informações que recebi para os meus filhos em casa”, diz.
O jovem Eduardo Santana também elogiou a iniciativa, e diz que se campanhas como a do ‘Fique Sabendo’ fossem permanentes as pessoas teriam mais acesso a informação e por conseqüência se protegeriam mais. “Muita gente ainda se sente envergonhada em comprar um preservativo na farmácia, por exemplo. Campanhas assim ajudam a acabar com o preconceito e também lembram as pessoas da importância da prevenção”, afirma.
A dona de casa Antonia Aparecida Rafael, que estava com a filha na feira, lembrou que além das doenças sexualmente transmissíveis, o uso do preservativo também previne uma gravidez indesejada. “É importante para os adolescentes que eles recebam informações sobre o assunto, não são apenas as doenças, a gravidez na adolescência também é um tema que preocupa”, completa.
 
 
Fique Sabendo
O programa é uma mobilização de incentivo ao teste de HIV e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame, incentivando a diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem, hoje, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem o teste de sorologia gratuito à população. Já no CTA, há a possibilidade de realizar o teste rápido. O exame, feito a partir de uma gota de sangue do dedo tem o resultado emitido em até 30 minutos.
O CTA de Várzea Paulista fica na Praça Castro Alves, sem número, na Vila São José. O horário de funcionamento é de segunda a sexta feira, das 8 às 17 horas.