Viagem Literária encerra atividades com oficina do poeta Chacal

Esporte e Lazer - Destaques

Nem a chuva atrapalhou a última edição do “Viagem Literária” que aconteceu ontem (22) na Biblioteca Municipal e trouxe para Várzea Paulista o poeta carioca Chacal. Pelo menos 20 pessoas estiveram presentes para a oficina de criação literária “com jeitão de bate papo”, como diz o próprio poeta.

Esta foi a última, de cinco edições do projeto, que contemplou vários gêneros e públicos e movimentou a Biblioteca Municipal desde o mês de junho, trazendo para as atividades pelo menos 500 pessoas.

Para Chacal, a oportunidade é interessante para a troca de informações sobre a literatura. Poeta há 40 anos, ele diz estar contente com a receptividade do público no interior. “A interação com novos poetas e também com leitores é sempre interessante”, comenta.

Por meio de leituras, bate-papo e produção escrita, os participantes trocaram idéias com o escritor sobre as técnicas e teorias relacionadas à arte de escrever, e também sobre a poesia marginal da década de 70.

Chacal publicou 15 livros, dentre os quais Drops de Abril (1983), Letra Elétrica (1994), A Vida é Curta para ser Pequena (2002) e Belvedere – poesia reunida (2007) pelo qual ganhou o prêmio APCA.

Junto com o grupo Nuvem Cigana, foi um dos responsáveis pela eclosão da chamada poesia marginal, no início da década de 70. Também trabalhou com o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, participou do Circo Voador nos seus primórdios, fez letras de música para a Blitz e criou o espaço CEP 20.000, entre muitas outras atividades.

Acaba de lançar o livro de memórias Uma história à margem . Imagens e trechos do livro podem ser conferidos no www.umahistoriaamargem.blogspot.com

Programa Viagem Literária

De acordo bibliotecária Marli Zoratto dos Santos, a avaliação geral do programa é satisfatória. “Alcançamos os objetivos”, diz. Segundo ela, durante todos os módulos do projeto, o estímulo à leitura e ao prazer de ler sempre foi o ponto central, alcançado através do contato direto, conquista e envolvimento com os escritores. “Para o próximo ano, já estamos nos inscrevendo no “Viagem Literária edição 2011” e nossa sugestão será para maior número de atividades voltadas ao público infantil e juvenil, pois o retorno foi ótimo”, completa.

O programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades, com produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
Desde junho de 2010 passaram por Várzea Paulista grandes nomes como Zuenir Ventura, Xico Sá, Raphael Draccon e o Núcleo Caboclinhas que interpretou ‘Caldeirão de Poemas’, da escritora Tatiana Belink.