Semana da Consciência Negra: Salloma Salomão lança DVD em Várzea

Esporte e Lazer - Destaques

Como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra, Várzea Paulista recebe no dia 26, às 19h30, no Espaço Cidadania, o cantor e compositor Salloma Salomão.  Para comemorar seus 30 anos de atividades culturais, Salloma apresenta seu DVD ‘autobiovideográfico’ e o espetáculo denominado: Mbanzo do Futuro.

No show dialoga com o público e apresenta canções gravadas nos cds anteriores e outras inéditas. O espetáculo é costurado com memórias que Salloma teceu de repertórios constituídos em 20 canções autorais, especialmente escolhidas e rearranjadas, nas quais se pode perceber sua trajetória no cenário musical independente brasileiro.
Salloma Salomão é compositor e historiador afro-mineiro, que começou a carreira cantando em festivais estudantis na década de 1970. Doutor em história pela PUC-SP e pelo ICS- Universidade de Lisboa, tem se dedicado à pesquisa histórica antropológica sobre as matrizes africanas da música brasileira. Circula entre o Brasil, Europa e África dando palestras, cursos e workshops sobre música e identidade.
O DVD é uma revisitação autobiovídeográfica, onde imagens e sons configuram existências ordinárias, operárias, populares e, ao mesmo tempo, singulares, colhidas pelo olhar atento e ouvido curioso de um homem negro da diáspora no Brasil-Sudeste, na passagem do século XX para o XXI.
Miragens e memórias recolhidas em viagens do interior de Minas à periferia de São Paulo, da Universidade Federal da Bahia à Universidade Federal do Acre, da Universidade de Dacar a Lisboa, das ruas de Paris às quebradas do Jardim Ângela. Tudo junto e misturado aos sons gerados por uma mesma experiência inacabada de processos de descobertas estéticas, políticas e (in) traduções culturais.
O Espaço Cidadania fica na avenida Ipiranga, 51. A entrada é gratuita.

Atividades movimentam a semana
A Prefeitura de Várzea Paulista abriu oficialmente, no dia 19 de novembro, a semana da Consciência Negra na cidade. Autoridades municipais e lideranças do movimento negro do município e da região, estiveram presentes para refletirem sobre a data, além de traçarem novas metas para o ano de 2011.
“No Brasil, discutir a situação do negro ainda é um tabu tão grande quanto discutir o machismo, a homofobia ou temas como o aborto e a religião”, ressalta o vice prefeito Lula Raniero. “É nosso dever discutir sobre o assunto com seriedade e compromisso para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.
De acordo com a assessora do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial, Solange Silva, o ano foi positivo. “A hora é de fortalecer as ações, principalmente relacionadas à saúde da mulher negra, com a criação de conselhos e núcleos especializados”, diz.
No dia 20, as comemorações tiveram início às 10 horas, na Praça Dr. José Romeiro Pereira, no Jardim Promeca, com atividade cultural da associação AMAGRAÇA, e seguiram à noite com a 1º Noite Nostalgia – Especial Samba Rock com várias bandas e DJs no Espaço Cidadania.
Também no Espaço Cidadania, aconteceu a 17ª Conferência Estadual das Religiões e Tradições Afrobrasileiras, que reuniu representantes de templos de diversas cidades do estado de São Paulo.  De acordo com o Pai Walter de Odé Nitá, presidente nacional da Fiutcab (Confederação Nacional de Integração e União da Cultura e dos Cultos Afrobrasileiros), a Conferência é uma oportunidade para combater alguns preconceitos e esclarecer a opinião pública sobre as religiões afrobrasileiras. “Queremos esclarecer à sociedade que não usamos objetos demoníacos ou envolvemos as pessoas de forma violenta em nossas manifestações religiosas. Nosso objetivo é mostrar que isso não passa de puro preconceito”, diz.