Viagem literária traz o poeta Chacal para Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Poeta e produtor cultural promove oficina de criação literária na biblioteca

No dia 22 de novembro, Várzea Paulista recebe mais uma edição do Projeto ‘Viagem Literária’. Desta vez o convidado é o poeta e produtor cultural Chacal, com a oficina de criação literária. Chacal é formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publicou 15 livros, dentre os quais Drops de Abril (1983), Letra Elétrica (1994), A Vida é Curta para ser Pequena (2002) e Belvedere – poesia reunida (2007) pelo qual ganhou o prêmio APCA.
No contexto da poesia marginal, nos anos 70, Chacal organizou grandes happenings poéticos com o grupo Nuvem Cigana. A partir desta experiência, o poeta criou vários eventos do gênero, como o clássico Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000, que há 20 anos revela nomes no cenário musical, poético e dramático do Rio. Foi parceiro de Lulu Santos, Fernanda Abreu, Blitz, Jards Macalé, Barão Vermelho, Moraes Moreira e outros, e roteirista da série Armação Ilimitada. Acaba de lançar o livro de memórias Uma história à margem (2010).
Lançado em 2008, o ‘Viagem Literária’ é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas participantes, instaladas no interior e no litoral paulista.
O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços. As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos, oficinas de criação literária e contação de histórias.

Serviço:

Programa Viagem Literária
Oficina de Criação Literária com o poeta e produtor cultural Chacal

Data: 22/11/2010
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Biblioteca Municipal ‘Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’ – Avenida Ipiranga, 151, Centro.
Telefone: (11) 4595-3554.