Várzea terá R$ 20 milhões de investimento do PAC 2

Governo e Administração - Destaques

Elaboração de projetos foi determinante para a conquista; cidade foi a que obteve mais recursos na região

A Prefeitura de Várzea Paulista conquistou cerca de R$ 20 milhões provenientes da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A verba será investida em diversas áreas, desde infraestrutura até saneamento básico. A novidade garantirá a conclusão da pavimentação das ruas dos bairros Jardim América II, III e Jardim Paulista.
O montante que será repassado pela União para as obras de pavimentação dessas ruas é de R$ 8.320.00,00. Com esse investimento, os bairros beneficiados terão 100% de suas vias asfaltadas. “Garantimos que iríamos concluir a pavimentação dos Américas e, com essa verba, vamos cumprir essa meta e avançar ainda mais no asfalto da região norte, que em 2005, era praticamente toda composta de ruas de terra”, diz o prefeito Eduardo Pereira, lembrando que recentemente a Prefeitura pavimentou mais cinco ruas no América III e está prestes a concluir a pavimentação de toas as vias do América IV.
Outro grande projeto que será viabilizado com a verba do PAC 2 é a drenagem do córrego Bertioga, acabando definitivamente com o problema das enchentes. Para tanto, a Prefeitura elaborou um projeto de drenagem e implantação de um reservatório para amortecimento de cheia. A União repassará cerca de R$ 10 milhões para a realização, que conta também com um parque linear ao longo do córrego.
O núcleo Siriema também será beneficiado. Localizado no bairro Cidade Nova II, ele corresponde a uma área de ocupação irregular em espaço público e abriga 75 famílias. O projeto de urbanização foi selecionado pelo PAC 2, e terá R$ 1.280.000,00 repassados pelo Governo Federal.
Além desses principais projetos, Várzea ainda receberá verba para elaboração do plano municipal de saneamento básico e também para o projeto de coleta seletiva. “O Governo Federal tem sido um grande parceiro dos municípios. Todas as Prefeituras que enviaram projetos foram contempladas, o que demonstra o caráter republicano com que estão sendo repassados os recursos da União”, avalia Eduardo.

Vila Real
A Vila Real também tem sido alvo de grandes investimentos federais. A sua urbanização está em andamento e na primeira fase recebeu o repasse de R$ 10 milhões do FINHIS (Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social. A segunda etapa do processo receberá em 2011, mais R$ 15 milhões de investimento.
Na última semana, o prefeito Eduardo esteve no bairro, para acompanhar o andamento das obras. Durante a visita, ele conversou com comerciantes e moradores da avenida Pacaembu, onde se concentram as obras atualmente. “Estamos acompanhando de perto a execução das obras para garantir que a qualidade seja mantida do começo ao fim”, diz.