Várzea promove atividades na semana da consciência negra

Esporte e Lazer - Destaques

Ações do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial são comemoradas em semana especial

Para celebrar o dia da Consciência Negra, o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial realiza na próxima sexta feira (19) a Semana da Consciência Negra 2010.  A abertura solene será na Câmara Municipal, às 19 horas. No dia 20 as comemorações começam às 10 horas, na Praça Dr. José Romeiro Pereira, no Jardim Promeca, com atividade cultural da associação AMAGRAÇA e seguem à noite a festa segue com a 1º Noite Nostalgia – Especial Samba Rock com várias bandas e DJs no Espaço Cidadania.
Também no Espaço Cidadania, no dia 21, às 14 horas, acontece a 17ª Conferência Estadual das Religiões e Tradições Afrobrasileiras. Na semana seguinte, no dia 26, será realizado o lançamento do DVD “30 anos de musicalidade e negritude”, do cantor e compositor Saloma Sallomão.

Núcleo de Promoção da Igualdade Racial
Para a assessora de Promoção da Igualdade Racial, Solange Silva, este foi um ano de grandes conquistas, como a articulação com entidades existentes na cidade como o Salão Função Black, o Circuito Palmarino, a Associação Amagraça e Fiuticab – que são compostas por pessoas que lutam pela igualdade racial. “Para o próximo ano o desafio é fortalecer as ações, como a criação da comissão de saúde da população negra, a criação de um conselho e também a inclusão do quesito cor nos prontuários da saúde”, pontua.

Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro, transformado em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado, em 1978 – não foi escolhido ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.