Várzea é a primeira cidade no Brasil a ingressar na Campanha do Laço Vermelho

Saúde - Cotidiano

Várzea Paulista está mobilizada na luta contra a AIDS. Na noite de ontem (11), secretários e gestores da área da saúde, estiveram reunidos para o lançamento da Campanha do Laço Vermelho, que aconteceu no Hospital da Cidade. O município é o primeiro no país a integrar a campanha, promovida pela UNAIDS em parceria com Associação Brasileira de Municípios (ABM). “Temos muito orgulho em ser a pioneira na campanha e por isso estamos empenhados, não apenas na luta contra a doença e sua prevenção, mas principalmente na luta contra o preconceito”, afirma o vice prefeito Lula Raniero.

Ele recebeu das mãos do secretário geral da ABM, José Carlos Rassier, uma carta de convocação para que Várzea Paulista mobilize as cidades vizinhas a participar da campanha. Para o secretário de saúde, Luis Fernando Tofani, este momento tem várias representações para Várzea Paulista e demonstra o bom trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com a comunidade. “A gestão participativa na área da saúde tem proporcionado mais qualidade de vida à população e o debate conjunto sobre temas polêmicos é o primeiro passo para lutar pela democratização do acesso à saúde”, explica.
 
A representante da UNAIDS, Naiara Costa, ficou impressionada com o trabalho desenvolvido na cidade e parabenizou a secretaria pelas ações de prevenção e conscientização. “Este é o resultado de um trabalho sério e comprometido e que merece reconhecimento de todos”, diz.
 
 
Ações
Como parte das ações de prevenção e conscientização, a Secretaria de Saúde disponibiliza até o dia 5 de dezembro, testes de HIV em todas as Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também irá aumentar o número de exames realizados.
O Centro é o único na região a realizar o teste rápido, que dá ao paciente o diagnóstico em até 30 minutos. Os usuários não precisam se identificar para fazer o teste rápido, que é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.
O CTA funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Praça Castro Alves, sem número, na Vila São José.