Várzea sedia o lançamento da Campanha do Laço Vermelho

Saúde - Cotidiano

Prefeitos e gestores da área da Saúde seguirão em comitiva para o evento

Com o objetivo de estimular a população na prevenção e combate do vírus HIV, a Secretaria de Saúde lança nesta quinta-feira (11), às 19h30, a Campanha do Laço Vermelho, no Hospital da Cidade. Com o slogan “Várzea na luta contra a AIDS, lace esta ideia”, a cidade irá sediar o lançamento da campanha em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a UNAIDS.
“O objetivo é chamar a atenção da população ao problema, através da distribuição do símbolo da luta contra a AIDS e a colocação dele em locais de visibilidade na cidade”, diz o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani. No mesmo dia, a secretaria de saúde recebe da ABM o troféu Mérito Municipalista, por conta da qualidade no atendimento prestado à população.
Prefeitos e demais gestores públicos que participam da Semana de Capacitação, promovida pela ABM, seguirão em comitiva para o lançamento da campanha em Várzea.

Fique Sabendo
Junto da Campanha do Laço Vermelho, teve início nesta semana a campanha ‘Fique Sabendo’. Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) já estão visitando as Unidades Básicas de Saúde da cidade, para orientar e intensificar a coleta de exames.
Até o dia 5 de dezembro, todas as UBS irão realizar testes de HIV. Segunda Soraia Ribeiro Chiste, supervisora de Saúde Coletiva de Várzea, cada unidade irá pensar em uma estratégia para a campanha. “Os profissionais estão sendo orientados para que possam aumentar a procura pelo teste, mas sem deixar de lado a orientação quanto à prevenção à doença”, explica.

Tecnologia e saúde
Desde 2003, a cidade desenvolve o Programa Municipal DST/ AIDS, Hepatites Virais, que faz o aconselhamento e testagem sobre DST’s e o vírus da HIV. Atualmente é possível realizar um teste de diagnóstico de HIV em até 30 minutos. A nova tecnologia é oferecida pelo CTA. Os usuários não precisam se identificar para fazer o teste rápido, que é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. A cidade é a única na região a oferecer este serviço.
O CTA funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, na Praça Castro Alves, sem número, na Vila São José.

Laço vermelho
De abrangência internacional, o laço vermelho simboliza a solidariedade e o comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço vermelho foi criado em 1991, pela Organização Não Governamental Visual Aids, de Nova York, em homenagem às pessoas que morreram ou viviam com a doença.