Alunos visitam o Museu da Língua Portuguesa de trem

Educação - Destaques

Uma parceria entre a CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e a Prefeitura de Várzea Paulista levou, na manhã desta quinta-feira (4), 70 alunos da escola municipal Manoel Caetano de Almeida para um passeio até o Museu da Língua Portuguesa, que fica na Estação Luz, em São Paulo. A atividade faz parte do programa “Usuário do Amanhã”, mantido pela CPTM desde 1992.

Em dois vagões exclusivos, o grupo seguiu acompanhado por monitores da companhia e professores da rede, que ao longo do percurso explicavam aos alunos a importância da preservação dos trens e a sua relevância histórica para a região. “Estou achando muito legal, é a primeira vez que passeio de trem”, disse o aluno Marcio Teles da Silva.
O passeio tem o objetivo de educar os futuros passageiros para a correta utilização dos trens e estações e também aproximar a comunidade e a empresa, oferecendo atividades educativas e recreativas, além de transmitir noções de cidadania. Esta é a segunda vez que as crianças da rede municipal participam do programa. A primeira visita foi à Estação de Trem de Jundiaí, e no próximo dia 30, será a vez dos alunos da escola Professora Juvelita da Silva visitarem o Museu da Língua Portuguesa.
Para o secretário de educação, Luciano Braz de Marques, a atividade extra-classe proporciona às crianças um incentivo a mais para aprender e apreciar a cultura. “Os passeios gratuitos oferecidos pela rede municipal fazem parte de uma ação da Secretaria para contribuir com o ensino. Além de conhecerem novos ambientes, os alunos voltam para casa e compartilham suas experiências. Isso, indiretamente, acaba contaminando os familiares, vizinhos e amigos, que ficam curiosos para conhecerem os locais e acabam aprendendo junto com as crianças”.

Histórico
Criado na FEPASA em outubro de 1987, e mantido desde a fundação da CPTM, em 1992, o “Usuário do Amanhã” atende instituições de ensino e entidades comunitárias da Região Metropolitana de São Paulo. O foco do projeto são crianças e jovens, mas grupos de qualquer idade podem participar. Desde a criação, o programa já atendeu a mais de 152 mil pessoas.