Jornada de Educação: Professores da rede municipal trocam experiências

Educação - Destaques

Por mais um ano, os professores da rede municipal tiveram a oportunidade de expor o trabalho desenvolvido em suas unidades escolares, com a realização da 4ª Jornada de Educação. O evento aconteceu no dia 27 de outubro, na UniAnchieta de Várzea Paulista e abordou o tema ‘Saberes e fazeres: aprendamos ensinando-os’, reunindo professores, gestores e educadores da rede municipal de ensino.

Durante o encontro, os profissionais apresentaram os projetos criados e aplicados ao longo desse ano letivo, no dia a dia escolar de cada escola. Foram expostos cerca de 60 trabalhos, como o da Emei Armindo Francisco de Oliveira, intitulado ‘Meu planeta, minha Terra, minha Várzea Paulista’.
O projeto é composto por diversos eixos que têm como objetivo conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental. Um deles foi a realização de oficinas com os alunos e os pais, sobre o reaproveitamento dos materiais descartados. Durante a atividade, eles aprenderam a fazer brinquedos de sucata. “Muitos materiais não podem ser reciclados e por isso, estamos mostrando que é importante reaproveitá-los, já que, quanto menos descartarmos, mais estamos ajudando o meio ambiente”, diz Anne Telma Nieri, diretora da escola.
 
O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, realizou a abertura do evento e elogiou o desempenho dos professores da rede municipal. “Nós estamos investindo na formação e na valorização dos trabalhadores da educação e eles estão tendo um grande aproveitamento disso, o que fica claro com os trabalhos expostos e com o desempenho dos nossos alunos, que está crescendo a cada ano”, afirma.
O tema da Jornada segue os escritos de Paulo Freire, que costumava dizer que os atos de aprender e ensinar nunca terminam. “Além de valorizar o cotidiano escolar, essa iniciativa celebra o quarto ano de existência do programa ‘Construir o Aprender’, que é a formação continuada para educadores e trabalhadores da rede municipal de Várzea Paulista. Com ele, a cada ano, estamos dando a oportunidade dos nossos profissionais se aprimorarem e poderem expor os resultados da iniciativa”, diz o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques.