Projeto ‘Escolas Irmãs’ promove intercâmbio entre varzinos e argentinos

Educação - Destaques

Aulas de espanhol, oferecidas na rede municipal, estimularam o contato entre os alunos dos dois países

Na última terça-feira (19), a EMEF Professora Edite Schneider a  Prefeitura lançou o projeto ‘Escolas Irmãs’, em Várzea Paulista, que consiste em proporcionar contato entre alunos de escolas brasileiras com realidades socioculturais diferentes. Várzea Paulista, no entanto, é pioneira, pois troca experiências entre a Emef Edite Schneider, com uma escola de outro país, a Raízes e Alas, da Argentina.
Desde o início do ano, os 150 alunos da terceira série do Ensino Fundamental compartilham correspondências com os argentinos, por meio de cartas, fotos e vídeos, além de ‘conversarem’, em espanhol, disciplina integrante da grade curricular.
Com o sucesso da atividade, percebido pelo envolvimento dos alunos, a EMEF decidiu colocar em prática a Horta Orgânica, desenvolvida na Raízes. “Essa é uma oportunidade diferente de aprendizado, pois engloba várias disciplinas, como espanhol, ciências, matemática”, comenta a diretora da escola Ana Lúcia Perboni Kalmar. “Alguns alunos fizeram a medição do espaço, outros cuidaram da preparação do solo, enquanto outros trabalharam com textos sobre a temática. Todos vão regar e colher as verduras, inclusive estudantes de outras séries”, lembra.
O resultado mostra que as crianças aprovaram a iniciativa. Igor Albuquerque, de nove anos, comenta que gosta da novidade, pois é algo diferente. “Acho muito legal, porque estou aprendendo espanhol e a plantar, cuidar das verduras”. Sulamita Santiago, também de nove anos, acha interessante podeR ‘falar’ com pessoas de outro país. “Gosto, porque é novo. Escrevo e envio cartas em espanhol, falo sobre a minha família, amigos, escola, meu animal de estimação”, descreve a menina.
O secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, elogia a escola e o projeto, que foi possível por causa da mobilização da equipe escolar, dos alunos, das famílias e de toda a comunidade. “Tudo começou com as aulas de espanhol, que proporcionaram o contato dos varzinos com os argentinos. A experiência de poder conhecer a realidade argentina é única, aumenta a visão de mundo das crianças”, enaltece.

O programa
Parceria entre o Governo Federal e os Municipais interessados, o projeto ‘Escolas Irmãs’ existe desde 2003. Foi apresentado pelo Frei Beto, ex-assessor especial da Presidência da República, com o objetivo de aproximar escolas de comunidades com realidades diferentes, como tornar ‘irmãs’ unidades rurais, urbanas, indígenas, remanescentes quilombolas, públicas, particulares, de diferentes regiões do país.
Hoje, Várzea Paulista é uma das 514 integrantes, no entanto, é pioneira em realizar o projeto com uma escola internacional. Para o coordenador geral do programa e assessor do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Márcio Cruz, o ‘Escolas Irmãs’ promove a cidadania, incentiva a solidariedade e ainda favorece o intercâmbio cultural. “As escolas irmãs brasileiras são muito diferentes umas das outras. Várzea Paulista é pioneira em colocar esse projeto em prática com uma escola internacional, o que é muito bom, porque os alunos trocam informações e criam laços de amizade”, comenta.