Várzea reúne nove cidades da região em curso sobre Educação Permanente em Saúde

Educação - Destaques

Gerentes, coordenadores e trabalhadores de nove municípios discutem processos de trabalho e aprimoram práticas internas

Na última terça-feira (19), teve início o curso regional de Difusão da Educação Permanente, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Gestão Pública. As aulas semanais, sediadas em Várzea Paulista, na UniAnchieta, terão como alunos os representantes das nove cidades que compõem a região de Saúde de Jundiaí: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Itupeva, Louveira, Morungaba e Cabreúva.
Durante os quatro módulos, serão feitas rodas de conversas para que os integrantes possam trocar experiências e expor situações cotidianas, contextualizando-as com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e a Política de Educação Permanente. O objetivo principal é oferecer condições para que as demandas sejam atendidas, os processos de trabalho reorganizados e os problemas relacionados no Plano Regional de Educação Permanente em Saúde da região, de 2009, sanados, de acordo com as necessidades e especificidades de cada cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, Várzea trabalha com a Educação Permanente desde 2005, a fim de consolidar os conceitos que a regem, além de implantar e implementar ações nos serviços dos profissionais da área. “Nosso objetivo é reunir representantes dos nove municípios vizinhos para consolidar a Educação Permanente, dividir experiências, analisar, fortalecer e instituir ações para aprimorar o serviço dos profissionais da Saúde internamente, o que gera uma melhoria no atendimento aos usuários”, comenta.
O secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, incentiva a iniciativa e ressalta sua importância, por ser uma forma de evolução da Saúde. “Esse curso é um desafio importante e tem que acontecer, para podermos melhorar sempre. Espero que gostem”, afirma.

Aperfeiçoamento

A Educação Permanente pode ser entendida como um conjunto de reflexões e ações entre profissionais de uma área sobre os processos de trabalho visando a melhoria das práticas desenvolvidas, por meio de capacitações, parcerias, participação popular, oficinas, fóruns de discussões, atividades lúdicas e planejamento participativo.

Para Jorge Antônio, coordenador de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da cidade, “os gerentes, coordenadores e trabalhadores da Saúde, alunos do curso, serão multiplicadores dos assuntos estudados em seus respectivos municípios”, lembra.