Amanhã tem Feira de Trocas no Jardim Promeca

Desenvolvimento Social - Destaques

Neste sábado (16), a rua Suíça, no Jardim Promeca, recebe a Feira de Trocas Solidárias, que acontece das 9 às 13 horas. A feira faz parte dos trabalhos de Economia Solidária de Várzea Paulista e foi organizada pelos participantes do CRAS Central.

Quem quiser fazer parte pode levar à feira os produtos feitos em casa ou o que possui e já não necessita mais, disponibilizando-os para troca. Para isso, os itens devem ser levados ao ‘Ecobanco’, instalado no local, onde uma parte será aceita e depositada em troca de uma quantidade de moeda social territorial, específica da feira do Jardim Promeca, denominada ‘Meca’, que também pode ser utilizada para adquirir produtos e serviços da feira.
Se a pessoa não tem produtos para trocar, mas deseja participar para conhecer a experiência, ela pode comprar produtos dos empreendimentos solidários da feira e trocar no ‘Ecobanco’ pela quantidade correspondente de moedas sociais, que serão utilizadas para adquirir outros produtos.
 
Moeda Social
 
A moeda social surge na Economia Solidária como alternativa ao escambo e possui características próprias, sendo considerada um instrumento de desenvolvimento local, destinada a beneficiar o mercado de trabalho dos grupos que participam da economia da localidade. Seu uso é restrito e a sua circulação beneficia a redistribuição dos recursos na esfera da própria comunidade.
 
Em Várzea Paulista, a moeda social tem o nome de ‘Saber’ e é utilizada no Armazém da Cidadania, onde as famílias beneficiadas pelos CRAS trocam os saberes ganhos em atividades de participação popular por alimentos.