Várzea se prepara para 2ª Jornada de Políticas Sociais

Desenvolvimento Social - Destaques

Encontros territoriais promovidos nas regiões Oeste, Central e Norte levantaram pontos sobre o tema

 
“Direito Sim, Violência Não! Construindo uma Cultura de Paz” é o tema da 2ª Jornada de Políticas Sociais de Várzea Paulista que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Espaço Cidadania (avenida Ipiranga, nº 151).

Nesta semana, foram realizados encontros territoriais nas regiões Oeste, Central e Norte. Neles foram levantadas políticas públicas de enfrentamento à violência que serão levadas para debate na Plenária Geral, que acontece no dia 23. “Tivemos uma grande participação. Foram citadas políticas como um espaço permanente de escuta, criação de equipamentos públicos especializados na área, parceria com organizações religiosas, conscientização para denúncias de maus tratos, além de ações individuais como o estímulo de valores”, conta Carolina Vitti, supervisora de participação popular.
Três questões foram abordadas para estimular os trabalhos: “Violência – Sofreu? Cometeu? Observou?”. Durante o evento, uma equipe fez um trabalho de facilitação gráfica que exemplificou todo o debate. Ele será exposto no Espaço Cidadania nos dois dias de evento.  “É de fundamental a importância a participação e a opinião da comunidade para este tipo de debate. A partir do momento que a população faz parte do desenvolvimento das políticas públicas, fica mais fácil sua implementação no município”, finaliza Giany Povoa, secretária de Cidadania e Assistência Social.
 
Confira a Programação
 
22/10, às 19 horas: Abertura da 2ª Jornada de Políticas Sociais com o Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência e diretor Acadêmico da Universidade Federal de Guarulhos – UNIFESP- Guarulhos) e aula inaugural do curso de capacitação para conselheiros. Local: Espaço Cidadania.
23/10, das 8 às 15 horas: Plenária Geral (apresentação das discussões territoriais, debate com especialistas convidados, elaboração de documento com 13 idéias para a construção de uma cultura de paz em Várzea Paulista)
Local: Espaço Cidadania.