Prefeitura inaugura reforma da Emei Jardim Alessandra nesta sexta-feira

Educação - Destaques

“O nosso ambiente de trabalho mudou totalmente e os alunos têm muito mais conforto. Hoje somos uma equipe muito mais feliz”. As palavras de satisfação são da diretora da Emei Jardim Alessandra, Zenaide Aparecida Molero da Fonseca, que está comemorando a reforma realizada na unidade escolar. As melhorias beneficiaram todos os cômodos da escola, que segundo Zenaide, “não é mais um espaço sóbrio e escuro, passando a ser arejado e confortável”. E, para celebrar a conquista, a Prefeitura de Várzea Paulista, através da secretaria de Educação, promoverá uma cerimônia de inauguração na próxima sexta-feira (8), às 11 horas.
A Emei Jardim Alessandra passou por uma reforma geral, que contou com uma revisão das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, pintura completa e reforma do telhado, deixando a unidade mais bonita por fora e por dentro. Para o ambiente ficar mais arejado, foi feita a colocação de um forro térmico, mudanças na estrutura do refeitório e substituição de todas as janelas e reforma das portas, para melhorar a ventilação. O banheiro dos alunos foi reformado e o piso emborrachado foi substituído por um piso cerâmico, facilitando a limpeza e contribuindo com a higiene do espaço.

De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, a melhoria da estrutura das escolas da rede municipal faz parte de um conjunto de medidas que está proporcionando uma educação de qualidade em Várzea. “Estamos aliando a valorização dos professores, através de capacitações; e dos alunos, com entrega de uniformes e material escolar, merenda de qualidade e disciplinas como filosofia, educação artística, entre outras, com a melhoria da estrutura física das escolas, o que está rendendo um salto na educação”, diz, referindo-se ao avanço no IDEB de 5,6, que ultrapassou as metas estabelecidas pelo MEC para 2011 (5,4) e atingiu a de 2013 (5,6).
A diretora Zenaide já está colhendo os frutos de tantas melhorias. “O aproveitamento das aulas e o rendimento da equipe melhorou muito. Hoje, todos frequentam a escola com mais prazer”, diz.
De acordo com Luciano Braz de Marques, a reforma é importante principalmente em virtude da ampliação da permanência dos alunos da educação infantil, que agora ficam cinco horas na escola. “O material com que a escola foi construída na década passada já não é mais utilizado, pois aquece muito o ambiente e não proporciona ventilação”, diz. Com as adaptações, os alunos vão ter mais conforto e concentração nas aulas”, conclui, lembrando que reforma foi planejada em conjunto com a comunidade escolar.