Escolas Municipais organizam atividades para Semana da Criança

Educação - Destaques

Os cerca de 10 mil alunos da rede municipal de ensino de Várzea Paulista serão presenteados por suas escolas com atividades variadas em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Professores, gestores e funcionários das creches, Emeis e Emfes da cidade já estão se organizando para garantir uma semana bastante divertida e lúdica aos pequenos varzinos. Em algumas unidades, a programação já começou nesta semana.

A maioria das escolas oferecerá uma grande estrutura de lazer, com brinquedos infláveis, distribuição de guloseimas e gincanas. Algumas ousaram mais na programação, como a Emei Paulo Freire, no Jardim Promeca, que realizou nesta quarta-feira (06), uma visita de ônibus pelo bairro, visitando os principais atrativos do local, como a capela. Já a Emei Jardim Alessandra, optou por uma atividade mais descontraída e oferecerá para seus alunos, no dia 14 de outubro, um divertido banho de mangueira.

Com tantas opções de lazer, as atividades culturais não poderiam ficar de fora. A CEMEB Juvenal Cândido da Silva, a creche Dirce Pedroso de Souza e as Emeis Armindo Francisco de Oliveira e Paulo Freire realizarão sessões de cinema nesta e na próxima semana.

De acordo com Rose Hercolin, coordenadora da Emef São Miguel Arcanjo, as escolas estão aproveitando a comemoração do Dias das Crianças para desenvolver atividades de integração entre os alunos. “O objetivo dessas atividades, como a gincana, por exemplo, é envolvê-los em atividades lúdicas e prazerosas, incentivando o espírito de equipe e colaboração, integrando todos indistintamente”, afirma.

Xadrez na Escola
Intensificadas em datas especiais, como o Dia das Crianças, as atividades lúdicas e pedagógicas fazem parte do cotidiano da rede municipal de ensino de Várzea Paulista. Prova disso é o projeto ‘Xadrez na Escola’, desenvolvido pela Secretaria de Educação, oferecendo aulas para as crianças do ensino fundamental. As escolas que já fazem parte do projeto receberam kits para a realização das atividades, contendo 15 jogos de xadrez, 30 livros e um tabuleiro magnético vertical.

A prática do xadrez foi incorporada, sobretudo nas aulas de Educação Física, mas há escolas que estão trabalhando a nova modalidade de forma interdisciplinar. Este é o caso da Emef Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi, que desenvolve o xadrez nas aulas de informática e o intercâmbio com outras matérias em sala de aula. “Estamos introduzindo a prática através de histórias lúdicas envolvendo as peças do xadrez, que têm o rei, a rainha e a torre entre outras peças. Se fosse de forma puramente técnica e burocrática, eles não aprenderiam tão cedo”, explica o professor de Educação Física, Vagner Silva Maia.
Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques, o xadrez é uma modalidade que acrescenta muitos valores na vida escolar das crianças. “Além de tornar a escola mais prazerosa e atrativa, a prática estimula o esforço e a concentração das crianças, tornando o aprendizado mais produtivo”, avalia.
Animados com a novidade, os alunos já exaltam as técnicas e jogadas incorporadas durante as aulas. “Já aprendemos várias coisas e estamos ensinando para outros amigos. Além do jogo, estamos aprendendo coisas sobre comportamento e disciplina”, diz Alexander Albuquerque Vasconcelos, de 9 anos.