Prefeitura realiza manutenção constante nas vielas da cidade

Infraestrutura - Destaques

A existência de muitas vielas é uma das principais características estruturais dos bairros de Várzea Paulista. Ao todo, são 270 vielas em toda a cidade. Para garantir que as elas tenham funções que facilitem o dia-a-dia dos moradores de cada bairro, é necessário realizar manutenções constantes e urbanizá-las. Neste ano, mais de 120 vielas receberam serviços de manutenção, entre reformas, iluminação e limpeza, durante o programa Várzea Limpa.

O grande número de vielas no município se deve ao fato de que antigamente, a maioria das quadras foram construídas com mais de 200 metros. “Isso dificulta o acesso dos moradores a outras vias dos bairros e a outros bairros. Nesse quadro, as vielas são a única alternativa para facilitar a locomoção dos pedestres”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Augusto Crisionor.
Para garantir a segurança e o conforto dos varzinos que utilizam as vielas, a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu, nos últimos anos, melhorias na maioria delas, sendo muitas demandas votadas no Orçamento Participativo. A viela entre as ruas Canário e Cizídio, escolhidas pela população da Região VI é uma delas. Neste ano, foi entregue a construção da viela Araré-Itaim, na Vila Popular, também apontada como prioridade através da participação popular.

Maria Eunice de Paula mora logo no início da Araré-Itaim e considera a realização uma grande mudança em sua vida e na dos moradores do entorno. “Para nós foi ótimo, tanto pela questão da limpeza, quanto pelo acesso. Minha mãe, que tem problemas de saúde, tinha muita dificuldade de se locomover. Com a construção da viela isso deixou de ser um empecilho”, diz.
O feito também mudou o cotidiano dos meninos Alisson e Donavan, de sete anos. Moradores da rua Araré, eles sempre descem para a Itaim, para brincar com os amigos. “Agora não precisamos mais dar a volta no quarteirão ou descer o barranco”, dizem.
Os moradores do Jardim das Palmeiras também estão tendo sua demanda atendida, com a construção da viela Carnaúba. Além dessas, também foram reformadas dezenas de outras, como a Guairá-Araré, ao lado da Emef Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi; entre as ruas Aracuri e Paschoal Gianfrancesco; Araré-Itaipu, entre outras.