Prefeitura promove ação na Semana Nacional de Trânsito

Trânsito - Destaques

Materiais educativos são distribuídos aos motoristas; Foco é a conscientização para o uso do cinto e dispositivos de segurança para crianças

Até o próximo sábado (25), a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, promove as ações da Semana Nacional de Trânsito, evento que começou no dia 18 de setembro, em todo o território brasileiro. Com a temática “Cinto de Segurança e Cadeirinha”, motoristas e pedestres são abordados em blitz educativas espalhadas em diversos pontos do município. Serão distribuídos até o final da campanha oito mil materiais, oferecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), explicando sobre a importância do uso do cinto de segurança, bem como da cadeirinha para menores de oito anos e assentos de elevação no transporte de crianças com idade inferior a 10 anos.
Em 2008, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança, comportamento associados às ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Apesar disso, o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.
De acordo com o DENATRAN, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008, foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.

Prevenção
O trabalho de conscientização sobre a importância do uso dos dispositivos de segurança existe há tempos em Várzea Paulista. A medida estabelecida pela resolução 277, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a obrigatoriedade do uso de bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação contou com a antecipação do município antes da lei entrar em vigor, em 1º de setembro: agentes realizaram ações em escolas e semáforos, também por meio de distribuição de materiais e folhetos, para orientar os cidadãos. Adroaldo Pereira Santos, diretor de trânsito, explica que a campanha aconteceu de forma amena, mas não menos importante. “Toda forma de orientação é muito válida para conscientizar a população e, principalmente, os motoristas”, diz.