Armazém da Cidadania começa a funcionar nesta segunda

Desenvolvimento Social - Destaques

Projeto inova na forma de distribuição de alimentos para famílias assistidas, focando na Economia Solidária e no programa de segurança alimentar

 
Nesta segunda-feira, 27, começa a funcionar o Armazém de Cidadania, uma nova proposta de distribuição de alimentos para as famílias beneficiadas pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Várzea Paulista.
 
A nova proposta está nos moldes da Economia Solidária, extinguindo a distribuição de cestas básicas e oferecendo os alimentos de forma mais digna e solidária.
 
O Armazém da Cidadania funcionará duas vezes por semana, nos CRAS Norte, Oeste, Central e CREAS e será um espaço semelhante a de um mercado e tendo como forma de ‘pagamento’ a moeda social, ‘saber’, que já é utilizada em atividades socioeducativas através do departamento de Economia Solidária.
 
“Para adquirir os saberes, as famílias participam de atividades culturais, socioeducativas e de participação popular, oferecidas em toda a rede da assistência. Cada atividade terá uma pontuação que corresponde a um valor em saberes, que poderão ser trocados por alimentos e outros utilitários”, explica Luciane Mosca, diretora de Economia Solidária. Segundo ela, além dos alimentos, também estarão disponíveis no armazém produtos artesanais, hortifrutis, brinquedos pedagógicos e passaporte para atividades culturais.
 
O programa se baseia também no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e, através da Secretaria Municipal de Saúde, haverá um acompanhamento da qualidade nutricional na alimentação das famílias mais vulneráveis, supervisionados por uma nutricionista responsável.
 
“Após muita análise percebemos o que um punhado de alimentos amarrados em sacos plásticos significava para as pessoas que os retiravam, e até para nós, que os distribuíamos. O Armazém da Cidadania proporciona uma distribuição de forma mais digna e solidária. Trazendo uma consciência social e de consumo aos participantes”, finaliza a secretária de Cidadania e Assistência Social, Giany Povoa.