IX Encontro de Capoeira reúne atletas brasileiros e alemães

Esporte e Lazer - Destaques

Capoeiristas brasileiros e alemães irão participar de oficinas, rituais e apresentações, que visam intercâmbio cultural

No próximo sábado (25), a partir das 15 horas, atletas e admiradores poderão participar do IX Encontro De Capoeira e Intercâmbio Cultural, no Espaço Cidadania, em comemoração aos 20 anos de trabalho do Mestre Bola 7, representante do grupo Capoeira Brasil na cidade. No dia, serão realizados os rituais de batizados, trocas de cordas,  formatura e uma apresentação de lutas, feitas por praticantes de vários estados brasileiros e da Alemanha, um dos países onde o grupo, tem professores ministrando aulas do esporte.
Capoeiristas de Goiás, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e outros lugares estarão presentes, portanto, a ocasião será de troca de experiências entre pessoas com culturas diferentes. “Este encontro objetiva o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha. Professores e alunos desse país estarão presentes e participarão de todas as atividades conosco”, adianta o Mestre Bola 7.
As crianças e adolescentes participantes de instituições, projetos sociais e oficinas culturais de Várzea Paulista poderão ter um contato maior com a capoeira e a filosofia que o Grupo prega. “Todo o trabalho é voltado para a inclusão social. Procuramos agregar valores aos alunos e ensinamos o que é a arte da capoeira, o que é igualdade”, complementa o Mestre.

A semana
De 20 a 24 de setembro, serão realizadas diversas oficinas para a integração entre alunos e mestres. Durante as aulas, a filosofia do Grupo Capoeira Brasil – espírito de equipe, incentivo aos estudos, disciplina, além dos ensinamentos inerentes ao esporte, como força, flexibilidade e coordenação motora – serão abordados para serem apresentados no sábado.

IX Encontro de Capoeira e Intercâmbio Cultural
No Espaço Cidadania, avenida Ipiranga, 151, Centro