Histórias em Quadrinhos: Biblioteca traz especialista no assunto

Esporte e Lazer - Destaques

Jundiaiense vem à cidade falar sobre a arte e sua experiência como quadrinista

Este mês, os fãs de Histórias em Quadrinhos têm um encontro inédito na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista. Nesta sexta-feira (17), às 19 horas, Ede Galileu, ilustrador jundiaiense de HQs, chega à cidade para um bate-papo descontraído sobre a história dos quadrinhos e sua experiência como profissional da área. “Vou apresentar um pouco da história das HQs, desde as primeiras manifestações da arte sequencial na pré-história até a criação das histórias como conhecemos hoje, com balões de fala, recordatórios e quadros dividindo as imagens, além do reconhecimento delas como ‘a nona arte’”, explica.

Promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Biblioteca e o Departamento de Artes e Cultura, o encontro objetiva o incentivo à leitura, portanto, trazer o desenhista é uma maneira de apresentar aos varzinos este tipo de texto. “Queremos que a população frequente a Biblioteca”, comenta José Carlos Malaquias, coordenador do local.

Este evento é o primeiro de uma série de atividades que serão promovidas no espaço. “Faremos muitas atividades voltadas para as artes, especialmente a literatura. Teremos encontros sobre poesia, literatura de cordel e outros”, adianta Malaquias.

Sobre a importância das HQs como arte, Ede lembra que elas abordam temas variados e, por isso, incentivam a pesquisa e o estudo de assuntos que interessam aos leitores. “Um exemplo clássico da aproximação que os quadrinhos proporcionam entre público e diferentes formas de arte é a quantidade imensa de livros de literatura que estão sendo adaptados para os quadrinhos. Ao ler, por exemplo, a HQ ‘Jubiabá’, de Jorge Amado, o leitor pode gostar da história e ficar curioso para conhecer outras obras do escritor”, ensina.

O quadrinista

Influenciado pelos pais, desde a pré-adolescência Ede sente-se atraído pelas artes. Os cursos de desenho, pintura e introdução às Histórias em Quadrinhos foram iniciados aos 12 anos.

Aos 18, o rapaz e seus amigos Rodolfo Bonamigo e Célio Júnior publicaram o primeiro fanzine (revista de fã) – “Crise de ausência nº 1” – e hoje contam com mais quatro títulos: “Crise de ausência n° 2”, “Almanaque Jundcomics” (com participação de outros colaboradores), “Super Almanaque Mutirão” e “Fanzine Jundcomics”.

Em 2000, realizou junto com seus parceiros da revista e Érica Giroto a 1ª edição da Jundcomics, convenção de HQs, com palestras, exposições, exibições, concursos e cosplay. O evento se repetiu nos anos de 2001, 2002 e 2009.

O ilustrador já teve críticas sobre filmes publicadas em jornais da região, além de histórias, como em 2008, quando fez uma homenagem a Mark Novoselic (falecido ilustrador), na revista Hangar.

Ele ainda faz parte da cooperativa Coletivo Quarto Mundo e, em 2009, lançou a Liga Jundiaiense de Super-Heróis, em parceria com Bonamigo e Hugo Nanni. A HQ tem características de Jundiaí, e integrantes, como o Jundman, a Italianona e o Taru-man.

Atualmente, Ede cursa Ilustração na Quanta Academia de Artes, em São Paulo, e ministra a Oficina de Histórias em Quadrinhos, pelo Pó-Jovem, em Cajamar, e A Arte a Campo – Semeando Cultura, no Ponto de Cultura, em Campo Limpo Paulista.

 

Histórias em Quadrinhos contadas por Ede Galileu

17/09, às 19 horas, na Biblioteca Municipal

Espaço Cidadania, avenida Ipiranga, 151, Centro