Várzea desenvolve projeto pioneiro de pré-natal para homens

Desenvolvimento Social - Destaques

Iniciativa é citada como referência pelo Ministério da Saúde, que vai adotar medida como mais uma de suas ações

A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, através da Secretaria de Saúde, desde setembro de 2009, oferece o serviço ‘Pré-Natal dos Homens’. O nome do projeto, que causa certo estranhamento quando ouvido pela primeira vez, refere-se aos cuidados que os homens são incentivados a ter durante a gestação de seus filhos. Com o início da atividade, eles passaram a frequentar as consultas das gestantes ao ginecologista e a fazer exames para prevenir e detectar Doenças Sexualmente Transmissíveis. Até o momento, a iniciativa teve 76 adeptos, equivalentes a 96% dos convidados a participar.
A ideia de implantar o ‘pré-natal masculino’ na cidade surgiu depois que membros da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Terezinha participaram de um evento e assistirem à uma palestra sobre como “Eliminar a Sífilis congênita e reduzir a transmissão vertical do HIV”. A gerente da UBS, Tânia Cristina de Lima, conta que, no dia, “foram abordados os altos índices dos males que mais acometem os recém-nascidos: HIV e Sífilis. A equipe decidiu, então, desenvolver alguma ação para melhorar esse quadro”, explica.
Para tentar amenizar o problema, logo no primeiro contato da gestante com a UBS para dar início ao seu pré-natal, é fornecida uma guia ao companheiro para que faça exames que possam detectar algumas DSTs: além do vírus HIV e da Sífilis, as hepatites formam o principal alvo do núcleo de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento rápido e eficaz. Esse cuidado serve para que, caso exista algum agravante, medidas possam ser tomadas a fim de que o bebê não sofra as consequências de uma gestação de risco.
Segundo Tânia, já foram percebidas diversas conquistas com o novo tipo de acompanhamento. “Vimos que o vínculo entre as gestantes e seus companheiros aumentou. Os pais se interessam mais pela gestação, acompanham a gravidez de perto. Queremos também desenvolver uma relação, um contato maior entre a equipe da UBS e os homens, para que eles tenham conhecimento e façam uso de outras ações que oferecemos, como as vacinas, os exames e as próprias consultas”, incentiva.

Resultado
A primeira filha de Carlos Eduardo Alves e Patrícia Domingues Azevedo nasceu há dois meses. “Kauane é um bebê sorridente”, garante a mãe, que afirma que a simpatia da menina vem do reconhecimento que ela tem do cheiro e da voz dos pais. “Desde o primeiro dia, o Carlos acompanhou o meu pré-natal e fez o pré-natal dele. Não faltou em nenhuma das 10 consultas que tivemos”, recorda.
A participação do rapaz foi de fundamental importância para que Patrícia se sentisse mais segura. “A mulher fica mais sensível quando está grávida e foi muito bom tê-lo ao meu lado, me passou segurança”, afirma.
Os benefícios não foram percebidos somente pela mãe. O pré-natal pode aumentar o contato e o carinho entre o pai e a criança. “Geralmente, os homens não participam tanto. Com o pré-natal, eles percebem que também têm responsabilidade com os filhos. Seria ótimo que todos fizessem, pois o carinho do bebê é uma recompensa muito grande”, aconselha Carlos.

Prêmio
A iniciativa de Várzea Paulista de implantar o Pré-Natal dos Homens foi exposta na 9ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, no 24º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Campinas.
No evento ocorrido de 21 a 23 de abril deste ano, Várzea participou com o envio de sete experiências, que foram analisadas e aprovadas para exposição. Duas delas, no entanto, ganharam destaque: a Reforma Psiquiátrica e o Pré-Natal dos Homens, que receberam menção honrosa pela experiência positiva envolvendo o SUS (Sistema Único de Saúde) e a gestão municipal.

Referência
Várzea Paulista foi citada pelo Ministério da Saúde, como pioneira no projeto, já que apenas ela e a cidade de Ribeirão Preto (SP) desenvolvem, a iniciativa. Agora, o ministério irá adotar o pré-natal masculino em suas ações. Confira a matéria completa no link http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm.
O projeto desenvolvido em Várzea Paulista também foi destaque da edição do Bom Dia Brasil, jornal matinal da Rede Globo. Veja o vídeo através do link http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/08/cidade-no-interior-paulista-convoca-homens-para-fazer-pre-natal.html.