Incentivo à leitura: Várzea recebe escritor Raphael Draccon

Educação - Destaques

Escritor de literatura infanto-juvenil participa do projeto Viagem Literária e fala sobre suas obras, literatura e dificuldades da profissão

A Biblioteca Municipal ‘Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’ recebeu no dia 13 de setembro, a presença de Raphael Draccon. Autor da série de literatura fantástica ‘Dragões de Éter’, o escritor carioca participou do terceiro módulo do projeto Viagem Literária. Um dos mais requisitados, o autor,  cujas obras lideraram o ranking de mais vendidas da Editora Leya Brasil, palestrou para 40 alunos da EE Nathanael Silva, da Vila Santa Terezinha.
Na ocasião, Draccon destacou o desafio de escrever obras interessantes e que despertem a curiosidade de crianças e adolescentes, em tempos cuja mídia social torna-se mais atrativa. “O jovem lê muito. No entanto, ele lê na internet por meio de sites, blogs e ferramentas de relacionamento social. É preciso resgatar o interesse pelo papel e pelos livros”, alerta. Para isso, o autor explica que desenvolve sua literatura visando atingir três importantes hastes: crianças (12 a 14 anos), que procuram o livro por uma boa história; jovens (15 a 17 anos) que buscam referências próprias na literatura e se baseiam na cultura pop; e, independente da idade, pessoas com histórias de amadurecimento, que procuram por metáforas espirituais e diálogos filosóficos de vivência. “Estas últimas são pessoas que precisaram ter maturidade antecipada, na maioria dos casos por situações de sofrimento”, ressalta.

As amigas Tamires Garcia, Gabriely Oliveira e Júlia Moura, todas com 13 anos, aprovaram a iniciativa da escola em participar do projeto Viagem Literária, do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e as prefeituras das cidades participantes.
Para elas, dar sequência aos estudos fora do ambiente escolar, conhecer de perto um escritor e ouvir sobre as dificuldades e anseios da profissão são quesitos importantes na formação educacional e social. “É muito mais gostoso vir até a biblioteca da cidade. Na escola estamos todos os dias e aprender em um local diferente torna o momento ainda mais prazeroso”, diz Tamires.
Gabrielly conta que ler séries de livros, como a escrita por Draccon, faz com que haja curiosidade página a página: “Dá aquele friozinho na barriga até chegar a edição mais recente”. Júlia explica que a oportunidade de conhecer um escritor é instigante, pois o que antes fazia parte do imaginário passa a ter forma: “A gente sempre se pergunta: quem é a pessoa que escreveu isso, como é a sua fisionomia, o que ela pensa e sonha. Hoje, conhecemos um pouco sobre isso”.

Fórmula de sucesso
Draccon tem conseguido atingir seus objetivos. Na Bienal do Livro, realizada no mês passado, o escritor foi um dos mais requisitados e suas obras lideraram o ranking de mais vendidas da Editora Leya Brasil. “As duas semanas de Bienal foram intensas e incríveis. Não há dúvidas de que a literatura fantástica nacional nunca agitou tanto o cenário literário de uma única vez”, orgulhou-se.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1981, Draccon também estudou cinema e, aos 20 anos, recebeu uma Menção Honrosa da American Screenwriter Association (ASA), pelo seu primeiro roteiro de longa-metragem, o drama sobrenatural ‘In Your Hands’. Já aos 25 anos, tornou-se o autor mais jovem a assinar com a tradicional editorial espanhola Planeta do Brasil, permanecendo por 6 meses entre os 10% mais vendidos da editora. Atualmente, escreve a coluna ‘Cavernas & Dragões’, no ‘Sedentário & Hiperativo’, um dos blogs de cultura pop mais relevante do país, indicado ao VMB da MTV. Também trabalha com produtores e editores nacionais e estrangeiros no desenvolvimento de roteiros audiovisuais e séries de literatura.