História das HQs na Biblioteca de Várzea

Esporte e Lazer - Destaques

Jundiaiense vem à cidade falar sobre a arte e sua experiência como quadrinista

Este mês, os fãs de Histórias em Quadrinhos têm um encontro inédito na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista. No próximo dia 17, às 19 horas, Ede Galileu, ilustrador jundiaiense de HQs, chega à cidade para um bate-papo descontraído sobre a história dos quadrinhos e sua experiência como profissional da área. “Vou apresentar um pouco da história das HQs, desde as primeiras manifestações da arte sequencial na pré-história até a criação das histórias como conhecemos hoje, com balões de fala, recordatórios e quadros dividindo as imagens, além do reconhecimento delas como ‘a nona arte’”, explica.
Promovido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Biblioteca e o Departamento de Artes e Cultura, o encontro objetiva o incentivo à leitura, portanto, trazer o desenhista “é uma maneira de apresentar aos varzinos este tipo de texto. Queremos que a população frequente a Biblioteca”, comenta José Carlos Malaquias, coordenador do local.
Este evento é o primeiro de uma série de atividades que serão promovidas no espaço. “Faremos muitas atividades voltadas para as artes, especialmente a literatura. Teremos encontros sobre poesia, literatura de cordel e outros”, adianta Malaquias.
Sobre a importância das HQs como arte, Ede lembra que elas abordam temas variados e, por isso, incentivam a pesquisa e o estudo de assuntos que interessam aos leitores. “Um exemplo clássico da aproximação que os quadrinhos proporcionam entre público e diferentes formas de arte, é a quantidade imensa de livros de literatura que estão sendo adaptados para os quadrinhos. Ao ler, por exemplo, a HQ ‘Jubiabá’, de Jorge Amado, o leitor pode gostar da história e ficar curioso para conhecer outras obras do escritor”, ensina.

O quadrinista
Influenciado pelos pais, desde a pré-adolescência Ede sente-se atraído pelas artes. Os cursos de desenho, pintura e introdução às Histórias em Quadrinhos foram iniciados aos 12 anos.

Aos 18, o rapaz e seus amigos Rodolfo Bonamigo e Célio Júnior publicaram o primeiro fanzine (revista de fã) – Crise de ausência nº 1 – e hoje contam com mais quatro títulos: Crise de ausência n° 2, Almanaque Jundcomics (com participação de outros colaboradores), Super Almanaque Mutirão e Fanzine Jundcomics.
Em 2000, realizou junto com seus parceiros da ravista e Érica Giroto a 1ª edição da Jundcomics, convenção de HQs, com palestras, exposições, exibições, concursos e cosplay. O evento se repetiu nos anos de 2001, 2002 e 2009.
O ilustrador já teve críticas sobre filmes publicadas em jornais da região, além de histórias, como em 2008, quando fez uma homenagem a Mark Novoselic (falecido ilustrador), na revista Hangar.
Ele ainda faz parte da cooperativa Coletivo Quarto Mundo e, em 2009, lançou a Liga Jundiaiense de Super-Heróis, em parceria com Bonamigo e Hugo Nanni. A HQ tem características de Jundiaí, e integrantes, como o Jundman, a Italianona e o Taru-man.
Atualmente, Ede cursa Ilustração na Quanta Academia de Artes, em São Paulo, e ministra a Oficina de Histórias em Quadrinhos, pelo Pó-Jovem, em Cajamar, e A Arte a Campo – Semeando Cultura, no Ponto de Cultura, em Campo Limpo Paulista.

Histórias em Quadrinhos contadas por Ede Galileu
17/09, às 19 horas, na Biblioteca Municipal