Fanfarra representa segmentos da cidade em 7 de setembro

Esporte e Lazer - Destaques

A tão esperada chuva chegou e acabou por cancelar o desfile de 7 de setembro em Várzea Paulista. Para não expor crianças e idosos ao clima úmido e frio, a organização da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer optou por suspender o evento.

O tempo ruim, no entanto, não impediu a realização do ato cívico na Emef Professora Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi.  Embalados pela fanfarra “Tok”, composta por alunos de musicalização da escola, cerca de 200 pais e educadores participaram da comemoração da data, com direito a hasteamento da bandeira e reprodução do hino nacional. “Os alunos fizeram um trabalho de pesquisa histórica e leitura sobre o que simboliza a data. É um trabalho amplo que culminou na apresentação”, explicou o secretário Luciano Braz de Marques.
O vice-prefeito de Várzea Paulista, Lula Raniero, acompanhou a solenidade na escola e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido nas salas de aula. “Mesmo com a chuva que atrapalhou um pouco o evento, a fanfarra acabou por representar os segmentos da sociedade que iriam desfilar. É um trabalho muito bonito e que deve ser valorizado”, afirmou.
A dona de casa Iraci Cardoso assistiu atenta e se emocionou com a apresentação da filha, Melissa Cardoso, de 10 anos. “Fiquei muito orgulhosa. A gente viu que ela se dedicou bastante e foi difícil segurar o choro”, contou. Para a estudante, tocar na fanfarra é uma forma não só de praticar uma nova atividade como também de aprender mais sobre a história do Brasil. “Nestes meses a gente pôde saber muitas coisas novas”, disse.
Orgulho dos pais, satisfação dos educadores. O professor de musicalização da escola, Vágner Silva Maia, dá noções de instrumentos pelo terceiro ano consecutivo e já vê os resultados positivos. “A fanfarra é apenas o produto do trabalho feito, inclusive com alunos em dificuldade de aprendizagem, despertando a autoestima e a sensibilização para a música.