Desfile de 7 de Setembro pretende contextualizar fatos históricos

Educação - Destaques

Com saída da avenida Brasil, o ato contará com a presença de militares e civis; projetos e grupos da cidade serão apresentados à população

No próximo dia 7, a partir das 8h30, a avenida Brasil, na Vila Santa Terezinha, recebe o desfile de ‘7 de Setembro  – A Identidade das Escolas e seu Sentimento Cívico’. Promovido pela secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista, anualmente, o desfile deste ano contará com a presença das escolas municipais de Ensino Fundamental Professora Palmyra Aurora Almeida Rinald, Osvaldo Camargo Pires e Erich Becker, de Educação Infantil Delminda Leda Medeiros e Silva Vidal, Juvenal Candido e Florestan Fernandes e das escolas estaduais Professor Nathanael Silva e Armando Dias.
Além do tema cívico, as unidades de ensino farão uma apresentação dos projetos desenvolvidos com o apoio das famílias dos alunos e da comunidade. “Estes projetos propiciam uma relação de ensino e aprendizagem aos envolvidos, contextualizada com fatos históricos locais, regionais e nacionais”, explica Leonice Brito, coordenadora do evento.
A EMEF Palmyra e a estadual Nathanael Silva marcarão presença com as evoluções de suas fanfarras. Já o Departamento de Esportes mostrará as modalidades esportivas praticadas em Várzea e projetos, como o Esporte e Lazer na Cidade.
Outros grupos estarão presentes para participar, como o da Terceira Idade, a APAE, as secretarias de Transporte Público e Trânsito e de Segurança Pública, representados pela Guarda Municipal.
A participação do Grupo de Escoteiros Desbravadores de Várzea Paulista e integrantes do Grupamento de Artilharia de Caça do Batalhão do Exército, do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) de Jundiaí estão com participação prevista para o desfile.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Braz de Marques, o desfile de 7 de Setembro é uma forma de aprimorar a democracia e de proporcionar a possibilidade dela ser exercida pelas pessoas da comunidade. “O desfile simboliza o ato de se exercer a democracia. Por meio da educação, do esporte e da cultura, o momento será utilizado para apresentar os projetos e espaços públicos à população e convidá-la a desfrutar dessas oportunidades”, comenta.

07/09, a partir das 8h30, na avenida Brasil

Hasteamento das bandeiras e Hino Nacional

Polícia Militar

Guarda Municipal