Conto Encanto promove rodas de ‘contação’ de histórias

Esporte e Lazer - Destaques

Após a formação de mediadores, projeto chega à nova fase com proposta direcionada; intuito é agir diretamente nos potenciais leitores

O Projeto Conto Encanto, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Paulista, entra em sua segunda fase em todo o município. A ação é uma proposta do governo municipal e visa incentivar a leitura entre crianças e adolescentes por meio de mediadores de livros. Nesta nova etapa, os profissionais organizarão, periodicamente, círculos de leitura com crianças e jovens que desejam criar o hábito de ler mais.
Para que os mediadores possam desenvolver os trabalhos, o Projeto adquiriu 1,5 mil livros da literatura infanto-juvenil que circularão em baús de leitura e, também, no ônibus-biblioteca. Os empréstimos aos núcleos de formação, bem como a agenda do veículo, serão coordenados pelos funcionários da Biblioteca Municipal Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini.
Luciano Braz de Marques, secretário de Educação, ressalta a necessidade de incentivar a prática de ler entre os jovens, hoje tão habituados com a tecnologia e as facilidades proporcionadas pela tecnologia. “A rede mundial e os livros não são e nem devem ser vistos como concorrentes. No entanto, os jovens devem compreender que o livro, sozinho, encanta e que o contato com ele é muito prazeroso e rico de conhecimento”, salienta.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer e Biblioteca Municipal em companhia com a Petrobrás e o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. Para Carolina Vitti, conselheira suplente, o projeto é de toda a população varzina. “O Conto Encanto é a cara da cidade, a cara dos envolvidos e, essencialmente, da criançada. É um projeto de todos e para todos”. Segundo ela, a iniciativa tem duas hastes bastante positivas, como a execução das políticas públicas, que possibilita transformar a riqueza da biblioteca em um território comum a toda a população. “Já a segunda, fica por conta da prestação de contas do projeto que prevê recursos para a compra de livros. Investir nisso é transformar a realidade da nossa cidade”.

Mediadores
Na primeira fase, o projeto foi realizado em quatro locais diferentes: APAE, EMEF Anísio Teixeira, CRAS-Norte e CREAS Centro. O objetivo da etapa passada foi a capacitação e a orientação dos professores, técnicos e funcionários do governo municipal a fim de torná-los mediadores de livros.
As atividades de leitura serão realizadas em todas as regiões da cidade. Para participar, confira a programação disponível na Biblioteca Municipal, localizada na avenida Ipiranga, 151, no centro de Várzea Paulista. Informações: (11) 4595-3554.