Olimpíada do Servidor de Várzea Paulista tem início oficial

Esporte e Lazer - Destaques

Segunda edição do evento conta com diversas modalidades esportivas; objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos funcionários públicos

O Ginásio de Esportes Ayrton Senna, em Várzea Paulista, sediou na noite dessa segunda-feira a abertura oficial da Olimpíada do Servidor. Na ocasião, esteve presente o vice-prefeito Lula Raniero, acompanhado dos secretários Luciano Braz de Marques (Educação, Esporte, Cultura e Lazer), Cícero Pedro Petrica (Obras, Urbanismo e Meio Ambiente) e Carlos Maldonado (Gestão Pública).
Para Lula Raniero, a proposta é uma importante ferramenta de integração social, capaz de reunir os servidores além de suas funções administrativas e operacionais. “O evento promove a convivência entre eles fora do local de trabalho e cria um momento de diversão e lazer”. Ele destaca que a iniciativa ainda reflete na qualidade profissional e, principalmente, na saúde por meio da quebra do sedentarismo. “Esta socialização cria e fortalece laços de amizade, além de incentivar a prática esportiva para aqueles que trabalham, muitas vezes, em escritórios em frente ao computador”.
Carlos Maldonado, secretário de Gestão Pública, afirma que a realização da Olimpíada do Servidor desenvolve um espaço de troca de experiências: “É difícil manter contato próximo com colegas de outras secretarias devido à correria do dia a dia. Muitos deles nem se conhecem. A competição acaba por contribuir com a interação os trabalhadores e ainda permite ainda que eles dividam vivências e aprendizados com os demais trabalhadores.”

Iniciativa que deu certo
Em sua segunda edição, a Olimpíada do Servidor já conta com grande participação dos funcionários. Tiago dos Santos, funcionário da secretaria de Infraestrutura Urbana há quatro anos, participará das modalidades futsal, futebol de campo e voleibol. Ele, que marcou presença também no ano passado, garante que a iniciativa de socialização agrega diversão aos finais de semana e clima descontraído também durante os dias de trabalho. “As pessoas ficam mais alegres, próximas dos outros e com leveza para desenvolver a função. Fica muito mais gostoso trabalhar com esta afetividade”, avalia.
Há cinco anos como servidora no gabinete do governo, Diana Zanchin confessa que não é adepta à prática de exercícios, mas se empenha em defender a participação da sua equipe. A funcionária pública também esteve na primeira edição e, com a contribuição e determinação das colegas de trabalho, levou o título de vice-campeã no futebol de salão. “Perdemos para o time do Esporte, que já é acostumado com isso. Fomos vitoriosas, pois não temos o hábito de jogar. Foi na raça mesmo”, diverte-se ao lembrar.

A Olimpíada
O campeonato teve início no último sábado (28) e visa proporcionar integração, socialização, além de contribuir com a saúde e a qualidade e vida por meio de diversas práticas esportivas. O evento prossegue até novembro e contará com as categorias masculina, feminina e mista, além das seguintes modalidades: atletismo, basquete, damas, dominó, futebol de campo, futsal, natação, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, truco, vôlei e xadrez.
Realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a II Olimpíada do Servidor é destinada para todos os funcionários da Prefeitura. Estes, por sua vez, poderão desfrutar de diversos aparelhos esportivos como ginásios de esportes, campos de futebol, piscinas e parques esportivos situados no município.
As inscrições já estão encerradas e os times já foram devidamente montados. Entretanto, a organização convida a todos para prestigiar e torcer pela sua secretaria. Além disso, os familiares também podem participar, assistindo aos jogos e torcendo pelos atletas, já que as rodadas acontecem sempre aos finais de semana.
O encerramento da segunda edição está previsto para a noite de 06 de novembro.