Equipe de Várzea, premiada em 2008, de volta do Chile

Esporte e Lazer - Destaques

A equipe de Saúde do município, vencedora do Prêmio ‘O SUS que dá certo’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, em 2008, em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde, está de volta do Chile. Na época, Várzea Paulista ficou em segundo lugar, dentre mais de 100 cidades participantes, que enviaram suas experiências de gestão em Saúde.

A viagem ao país teve o objetivo de proporcionar aos autores do trabalho ‘Construindo uma vida melhor’ uma semana de estudos sobre o funcionamento e diretrizes do sistema público de saúde chileno: experiências, modelos e estratégias.
A equipe formada pelo atual secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, que na época era supervisor de Gestão e Planejamento, pela secretária de Saúde, em 2008, Maria do Carmo Carpintero, pela diretora de Informação em Saúde, Eleni de Marques Guatura, e pela diretora Administrativa e Financeira, Vera Regina Bruno, foi recebida por integrantes do Ministério da Saúde daquele país. Carolina Vitti Domingues, embora não tenha participado da viagem, também foi autora do relato.
Para Tofani, a Saúde de ambos os países tem muitas semelhanças: a priorização da atenção básica, representada pelas Unidades Básicas de Saúde (no Chile, Centros de Saúde Familiar), a humanização do atendimento e programas, como os de Saúde Mental, a rede de urgência e emergência e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “É muito válido conhecer a Saúde de outro país, principalmente, porque o Chile atua de maneira similar com a do Brasil e é um dos poucos países do mundo que têm sistema de saúde público”, comenta.
Quanto às diferenças, o secretário afirma que medidas nacionais, colocadas em prática na cidade, causaram interesse nos chilenos. “Não há, no Chile, um equivalente à Participação Popular, com conselhos e conferências, fortes como no Brasil e em Várzea. A atuação dos agentes comunitários também será motivo de troca de informações, pois eles não conheciam este modelo de trabalho, assim como nós podemos colocar em prática iniciativas deles, como o uso da fisioterapia respiratória”, revela. Ele se refere ao tratamento feito em crianças e idosos, com bronquite, asma e outras doenças crônicas.
 
 
Premiação
Desde 2005, a Saúde em Várzea Paulista passa por mudanças, que objetivam a melhora no atendimento aos moradores e no trabalho dos servidores.
Em cinco anos, o sistema de saúde varzino foi reorganizado, numa tentativa de garantir a humanização na abordagem aos pacientes; a educação permanente dos profissionais, por meio das capacitações; o planejamento de ações, especialmente a atenção básica, representada pelas Unidades Básicas de Saúde; e, principalmente, a Participação Popular, modelo de administração que permite a interação entre Governo e munícipes na tomada de decisões referentes ao que precisa ser feito na cidade e como as verbas devem ser gastas.