Várzea Paulista agita ao som dos Paralamas do Sucesso

Esporte e Lazer - Destaques

Cerca de 20 mil pessoas se empolgam ao som da banda carioca; clássicos encantam gerações

Durante a 6ª Orquivárzea, a cidade foi palco para os clássicos do rock nacional da banda Paralamas do Sucesso, no sábado (21). Pela primeira vez no município, o grupo se apresentou no palco da avenida Projetada e arrastou uma multidão de quase 20 mil pessoas: “Em quase 30 anos de carreira, esta é a primeira vez que tocamos aqui em Várzea Paulista. Isso me dá muita energia e orgulho, muito obrigado a todos vocês”, disse entre uma das músicas, o vocalista Herbert Vianna. Jovens e adulto estiveram presentes e se divertiram ao som de ‘Lanterna dos afogados’, ‘Cuide bem do se amor’ e ‘Óculos’, entre outras canções.

Na ocasião, a banda carioca foi recepcionada pelo prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, acompanhado da primeira-dama, Dulce Pereira. Momentos antes do show, os músicos também concederam entrevistas e atenderam aos fãs. O prefeito, um dos idealizadores da Orquivárzea, ressalta o empenho do governo municipal em trazer shows de qualidade para a população: “A festa tornou-se conhecida não só pela belíssima exposição de orquídeas, mas também pelo valor cultural de seus shows, que trazem referências da música nacional.” Ele observa ainda a preocupação em garantir o acesso de toda a população à apresentação. “Promovemos um espetáculo bastante democrático, para garantir que todos possam participar, já que a entrada é gratuita”, avalia.

Formada no final dos anos 80 por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), a banda é referência em rock brasileiro. No início, o grupo misturava o gênero com o reggae. Posteriormente, passou a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Juntamente com os Titãs, RPM, Barão Vermelho e Legião Urbana foram a banda de maior popularidade e prestígio no Brasil durante os anos 80.
Entre os álbuns destacam-se ‘Vamo Batê Lata’, ‘Uns Dias’ e ‘Brasil Afora’. Ganharam o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro pelos trabalhos Acústico MTV, em 2000; Longo Caminho, em 2003; e Hoje, em  2006. São os maiores vencedores da história do Video Music Brasil (VMB) da MTV Brasil, com 15 prêmios.