Espaço Criança mescla brincadeiras e atividades pedagógicas

Educação - Destaques

Uma das novidades da 6ª edição da Orquivárzea foi o Espaço Criança, ambiente com 100 m2, montado e decorado especialmente para os pequenos com até quatro anos e monitorado constantemente pelas educadoras da rede municipal de ensino. No local, as crianças puderam descansar e participar de brincadeiras e atividades lúdicas.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, o lugar ainda contou com uma exposição de fotos e informações sobre as práticas desenvolvidas nas creches de Várzea Paulista.

Rosa Lima, educadora da Vereador José Pedro Musseli, conta que o Espaço foi equipado com materiais das próprias unidades de ensino. “As crianças podem desenhar, colorir, moldar massinhas. Também estamos oferecendo brinquedos que trabalham a coordenação motora delas, produzidos pelas próprias educadoras”.

Mãe de Nicolle, de três anos, Cláudia Ferreira adora orquídeas e é uma frequentadora assídua da festa. “Gostei muito deste espaço para as crianças, pois, assim, elas têm uma distração e ficam mais dispostas a acompanhar os pais na exposição, por exemplo. E é bom podermos ver como é a rotina delas nas creches”, elogia.

As crianças

No que depende dos garotos, o lugar foi aprovado. Quando entraram no Espaço, ficaram encantados com as várias atrações, que vão de cavalinhos de plástico e castelo com escorregador até massas de modelar e desenhos, que misturam-se à decoração de árvores, flores e abelhas, confeccionadas com bexigas coloridas.

Depois de brincar no escorregador, Henrique, de três anos, e a prima, Vitória, modelaram cobras e homenzinhos com massinhas. Já Nicole, divertiu-se no castelo.

Creches

A coordenadora das creches da rede, Andréa Trevisan, informa que as fotos ajudam as pessoas a entender como é a rotina dos garotos e o que eles aprendem a fazer. “Tentamos criar um ambiente familiar, com troca de afeto, carinho, respeito e desenvolvimento da autonomia das crianças”, revela.

As atividades diárias envolvem pintura, leitura de histórias, Baú de Fantasias, músicas, festas de aniversários coletivas, teatro, ‘hora do soninho’, cuidados com a higiene e alimentação adequada, priorizando legumes, verduras, frutas e sucos naturais.