Escola de Música de Várzea revela jovens talentos

Esporte e Lazer - Destaques

Ensino gratuito de instrumentos e teoria musical para 230 munícipes

Desde o dia 16 de agosto, os artistas varzinos voltaram a aperfeiçoar e desenvolver seus talentos, com o retorno das aulas gratuitas do segundo semestre, na Escola de Música. Ao todo, são 230 vagas, destinadas aos moradores da cidade, distribuídas entre turmas de violão, viola caipira – novidades incluídas este ano -, percussão, bateria, violino, viola de concerto, flauta transversal, saxofone, Musicalização Infantil e Fundamentos da Música, para alunos entre sete e 40 anos.

Criada em 2006, a Escola teve início com aulas de Musicalização Infantil, ministradas pelos professores Leonardo Matricardi e Leandro Amaral. Na época, contava com 80 alunos, entre sete e 11 anos, que cursavam grupo vocal infantil, flauta doce e percussão.

A partir de 2007, as turmas passaram a receber estudantes acima de 12 anos para aprender flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão de base, com instrumentos adquiridos através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa ThyssenKrupp.

Músico e professor há, aproximadamente, 20 anos, Dinho Fonseca está no projeto desde 2009, oferecendo aulas de saxofone e flauta transversal. Fonseca se orgulha ao falar sobre a importância da música na formação dos jovens. “Um dos grandes fatores positivos da música é sua capacidade de desenvolvimento social e integração. Entre músicos não há desigualdade, um depende do outro”, explica. Quando o assunto é o benefício que a arte traz, ele ainda ensina que os alunos, quando em contato com a música, passam a ter uma ocupação, desenvolvem o raciocínio, a concentração e aprendem a ter disciplina e responsabilidade.

Outro professor, envolvido desde o início, é Leonardo Matricardi, regente da Banda Sinfônica, em 2008. Matricardi lembra que a escola nasceu quando ele e o professor Leandro Amaral foram convidados, pelo Departamento de Artes e Cultura, a desenvolver um projeto musical, com os instrumentos ganhos da Krupp. “Sigo a filosofia dos educadores em geral, privilegiando a atividade musical em conjunto com o trabalho da atenção aos acontecimentos sonoros diversos”, explica. Segundo ele, o contato com a música ajuda os alunos a aprenderem a criticar e compreender o que ouvem, desde as músicas mais comerciais até a erudita. “Como resultado, eles (alunos) são mais atentos, disciplinados, organizados”, complementa.

Para o coordenador de produção cultura de Várzea Paulista, Gessé Araújo, a importância da Escola está no fato dela ser resultado da contribuição da própria comunidade, através das ações da Prefeitura Municipal. “Por ser gratuita, a Escola investe em talentos da própria população, na produção cultural de Várzea”, orgulha-se.

Berço de talentos

Fernanda Cunha, 11, toca flauta transversal há três anos e meio. Seu gosto pela música começou quando, influenciada pelo pai – saxofonista -, iniciou as aulas de flauta doce aos sete. “Toco flauta transversal porque é um instrumento que tem a ver comigo. Comecei a aprender para poder tocar com o meu pai. Quero continuar estudando até ser profissional”, conta a menina, membro da Banda Sinfônica.

Outro aluno que já desponta no cenário musical regional é Emanuel Campos, 17. O rapaz toca trombone há dois; profissionalmente, há seis meses. Este semestre, pretende participar das aulas de Fundamentos da Música. “Integro a Banda Sinfônica de Várzea, a Orquestra de Metais de Campo Limpo Paulista, a Banda Filarmônica de Jarinu e a Banda São João Batista de Jundiaí”, enumera o rapaz que, desde pequeno, tocacontrabaixo elétrico.

Banda Sinfônica Infanto-Juvenil

Formada por alunos da Escola de Música, a banda tem característica didática, pois prioriza a prática instrumental em grupo. O primeiro concerto foi realizado no Espaço Cidadania, em 30 de novembro de 2007, para apresentação dos músicos à população.

Os integrantes participam de várias atividades internas, no Centro Cultural, e já se apresentaram no Paço Municipal para os servidores públicos, no Espaço Cidadania e, em 2009, no ‘Natal na Praça’, projeto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que reuniu alunos, professores, familiares e a comunidade para celebrar a data, além de terem contribuído com atividades em escolas da rede municipal de ensino, acompanhados de grupos de catira e cantigas folclóricas.

O supervisor do Departamento de Artes e Cultura da cidade, Eufraudísio Modesto, ressalta que a função da Escola e da Banda é proporcionar aos munícipes a possibilidade de terem contato com a arte da música, sem terem que sacrificar seus orçamentos. “O artista pode desenvolver seu talento através dessas iniciativas do Governo Municipal, que permitem o acesso à arte musical da própria comunidade. Temos, inclusive, vários instrumentistas tocando em orquestras da região que começaram aqui”, lembra.

Inscrições, das 9 às 16 horas

Centro Cultural de Várzea Paulista