Moradores do Núcleo Siriema aprovam participação popular

Gestão Pública - Destaques

Projeto na área de habitação popular é desenvolvido em conjunto com a comunidade desde 2005 e beneficiará cerca de 100 famílias

“Participo das reuniões porque quero fazer parte do desenvolvimento e crescimento da minha comunidade, para ser representante dela”. A afirmação é de Severino José da Silva, o popular Rei, morador do Núcleo Siriema há 8 anos. Ela diz respeito ao ‘Programa de Apoio à Prestação de Serviços de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social’ desenvolvido pela supervisão de Habitação da secretaria de Obras Urbanismo e Meio Ambiente de Várzea Paulista desde 2005, que tem como objetivo amenizar as situações de risco e garantir a moradia digna.
Localizado no bairro Cidade Nova II, o Núcleo Siriema é uma área de ocupação irregular em espaço público. Todos os moradores, estimado em 75 famílias, serão beneficiados além de parte do déficit habitacional do município, chegando a 100 famílias atendidas.
A verba para a contratação da assessoria é de R$ 38,2 mil, vinda do Governo Federal, proveniente do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) com contrapartida de R$ 6,7 mil  de contrapartida da prefeitura que contratou o Levantamento Plani-altimétrico, um levantamento topográfico que mapeia toda a área.
“Infelizmente ainda tem gente que não consegue enxergar que aqui moram famílias trabalhadoras, que pagam suas contas. Antes desse projeto, só ouvíamos promessas. Agora, participando das reuniões e vendo tudo se desenvolver, acredito que nossa situação vai melhorar”, afirma Maria Quitéria da Silva, 35, moradora do Núcleo há 10 anos.

A comerciante Elaine Cristina França afirma que muita coisa já mudou. “Gosto de morar e trabalhar aqui, é do meu bar que tiro o sustento das minhas filhas. Muita coisa já melhorou e tenho certeza que com a nossa participação o Núcleo se tornará lugar cada vez melhor”, conta.
“Apenas com a participação, podemos desenvolver o projeto de acordo com as necessidades das famílias, garantindo também o comprometimento destas, e a sustentabilidade do trabalho”, finaliza o supervisor de Habitação, Guilherme Carpintero.