Viagem Literária chega a Várzea Paulista na próxima semana

Esporte e Lazer - Destaques

No dia 19 de agosto, alunos e moradores de Várzea Paulista voltam a ter contato com o Projeto ‘Viagem Literária’. A iniciativa será realizada na Biblioteca Municipal ‘Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’, às 9 e também às 15 horas, gratuitamente para toda a população.

O Programa traz para a cidade o Núcleo Caboclinhas, interpretando ‘Caldeirão de Poemas’, da escritora Tatiana Belinky. Na apresentação, o público é convidado a mergulhar no universo lúdico das poesias em um sentido não linear de pensamentos e capaz de estimular a imaginação, a observação e levar à reflexão. No palco, uma narradora e três bruxas brincantes divertem a platéia com lindos e instigantes poemas clássicos e populares. Utilizando-se de jogos teatrais e adereços criativos, as atrizes transformam os poemas em pequenas encenações poéticas, brincando com as palavras, sons, cores, gestos e movimentos.

Para o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, é papel do governo promover o acesso e incentivar o gosto pelas artes e, essencialmente, pela leitura. “Estimular a cultura é ampliar e diversificar o nosso modo de ver e interpretar o mundo e a vida como um todo, por isso a importância de abrir às portas do nosso município para a realização deste encontro literário”.

O Programa

Lançado em 2008, o ‘Viagem Literária’ é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas participantes, instaladas no interior e no litoral paulista.

O programa visa, por meio de atividades realizadas em bibliotecas e encontros com escritores consagrados, incentivar a leitura e aproximar ainda mais o público desses espaços. As atividades pretendem ser uma “viagem” prazerosa pelo mundo literário, por meio de bate-papos, oficinas de criação literária e contação de histórias.

Em 2008, o programa levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses – agosto a novembro –, as bibliotecas receberam 160 atrações. Em 2009, o programa cresceu e levou 275 atividades à 55 cidades participantes, de junho a novembro. Entre os escritores de destaque desta segunda edição estiveram: Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado, Menalton Braff entre outros talentos.

Neste ano, o Programa superou expectativas: são 72 cidades participantes e 360 atividades programadas com o objetivo de incentivar o público a se aproximar cada vez mais da biblioteca.

Serviço:

Programa Viagem Literária
Caldeirão de Poemas’ – Núcleo Caboclinhas

Data: 19/08/2010
Horário: 9 e 15 horas
Local: Biblioteca Municipal ‘Professora Zulmar Zuleika Turcato Maraccini’ – Avenida Ipiranga, 151, Centro.
Telefone: (11) 4595-3554.