Sábado é o dia da 2ª etapa de vacinação contra a Pólio

Saúde - Cotidiano

Crianças de zero a cinco anos devem tomar a segunda dose da gotinha

No próximo sábado (14), tem início a 2ª etapa da campanha contra a paralisia infantil (Poliomielite). As Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista ficarão abertas das 8 às 17 horas para oferecer a segunda dose da vacina a crianças de zero a cinco anos não completos. Haverá, ainda, quatro postos volantes em pontos estratégicos da cidade: na Vila dos Sapos, às 9 horas; na EMEI Fazenda Mursa, a partir das 9h30; nos bairros Santa Marta e Ponte Seca, das 10 às 11h30; e na rua Ilha Bela, na Vila Real, das 14 às 16h30. No dia, os menores que apresentarem carteira de vacinação desatualizada receberão as doses necessárias. 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira, apesar de a vacina ser oferecida durante todo o ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para aplicações regulares, conforme o calendário de vacinação do Estado, é importante que haja adesão às Campanhas Nacionais. Nair também lembra que a paralisia infantil é uma doença erradicada no Brasil há, aproximadamente, 20 anos, devido às imunizações ‘em massa’, portanto, “receber a ‘gotinha’ é importante para que não haja novos casos, importados de outros países”. “Mesmo as crianças da faixa etária alvo, já vacinadas em outras oportunidades, devem receber a imunização”, complementa.
A Sabin ou Poliomielite (nomes comerciais da vacina) é administrada em forma de solução oral, em uma dosagem de duas gotas por pessoa. A única contra-indicação é se a criança estiver com febre igual ou superior a 38 graus.
Como a meta é vacinar 95% do público alvo, é responsabilidade dos pais levarem seus filhos às UBSs ou em um dos quatro locais designados.