Orquivárzea traz inovação para a 6ª edição

Esporte e Lazer - Destaques

Festa das Orquídeas recebe expositores internacionais; estrutura tem novos espaços e ‘Expresso Orquidário’ também será diferenciado

Reconhecida nacionalmente como uma das maiores e belas festas de orquídeas do Brasil, a Orquivárzea atinge, em sua 6ª edição, destaque também no âmbito internacional. Para este ano, estão confirmadas 30 associações de todo o território nacional e ainda expositores de outros países, como a Argentina, Tailândia e Alemanha. Para Lula Raniero, vice-prefeito de Várzea Paulista, receber admiradores e colecionadores internacionais representa um marco na história do município. “Esta participação mostra a dimensão do cultivo e, também, de nossa festa. É a prova de que Várzea ganha cada vez mais seu espaço neste cenário”, avalia.

Em 2010, a disposição das orquídeas expostas será em ‘ilhas’, elaboradas por meio de ambientação com jardinagem e iluminação. No Espaço Cidadania, também serão instalados 15 climatizadores para o bem-estar dos visitantes e conservação das flores. Ainda neste espaço, o público poderá participar de oficinas de cultivo de orquídeas e, ao lado externo à exposição, será estruturada uma área de vendas logo na saída. “Haverá ainda apresentações instrumentais durante a mostra e concurso técnico e popular para os expositores. A empresa aérea Azul doou três passagens para a premiação dos orquidófilos, que também receberão troféus confeccionados em papel machê pelas mãos de uma artesã varzina”, ressalta o vice-prefeito.

Estande da Prefeitura e Sala de Imprensa

O espaço será instalado no atual estacionamento da Prefeitura e terá a medida de 7×3 metros. Haverá também a Sala de Imprensa, local reservado para a realização de reuniões, além do recebimento de autoridades e veículos de comunicação. No estande ainda será possível assistir aos três vídeos institucionais, elaborados pela Secretaria de Comunicação.

A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente neste local. O mote principal de atuação será a orientação ao público sobre doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de preservativos. “Estas ações são exemplo de nossa preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida da população. A cada ano, visamos melhorar o atendimento, aprimorando a qualidade de nossos serviços e atrações. Queremos que todos se sintam bem e fiquem encantados com o que temos a oferecer”, reforça Lula Raniero.

Espaço Criança

A tradicional Festa das Orquídeas também contará com o Espaço Criança, área destinada ao lazer e descanso infantil. O local irá oferecer com uma tenda de 100 m² destinada às crianças e disponibilizará brinquedos lúdicos e pedagógicos para a diversão dos baixinhos.

O espaço será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que também colocará à disposição livros infantis, fotos de momentos de recreação dos alunos da rede municipal e atividades recreativas com as crianças presentes. Haverá monitoria durante todo o tempo de atividade, no entanto o espaço é aberto e exige a presença de acompanhamento dos pais ou responsáveis. Ainda neste local, haverá a distribuição de pulseiras de identificação às crianças para auxiliar em caso de descuido ou distração.

Expresso Orquidário

Ao longo dos três dias de evento 15 vans farão, gratuitamente, o transporte dos visitantes até o orquidário Biorchids, o maior exportador de mudas da América Latina.

O atendimento será realizado das 10 às 18 horas, com saída da avenida Projetada. Para as pessoas que estiverem aguardando a chegada dos veículos, haverá uma tenda com cadeiras e água para proporcionar comodidade aos visitantes.

Exposição de Orquídeas: das 9 às 21 horas.
Sarau na praça de alimentação: das 20 às 22 horas.

Exposição de Orquídeas: das 9 às 20 horas.
Caravana do Cordel: das 17 às 19 horas na praça de alimentação.
Show com Paralamas do Sucesso: 21 horas.

Exposição de Orquídeas: das 9 às 18 horas.
Fantástico Circo das Orquídeas: Teatro com alunos da Rede Municipal de Ensino, às 17horas.
Shows no palco principal:
15h30 – Adriano do Forró
18 às 19 horas – Caso Contrário
19h30 às 20h30 – Marcos Lobão & Banda
21 às 22 horas – Dandara & Banda
22h30 às 23h30 – Ledo & Luan

Todos os dias:
Brinquedos para as crianças das 10 às 22 horas.
Expresso Orquidário das 10 às 18 horas.
Música instrumental ao vivo na praça de convivência, na exposição.
Estande da Prefeitura de Várzea Paulista na praça de alimentação.