População vai às urnas do Orçamento Participativo

Governo e Administração - Destaques

Os moradores de Várzea Paulista terão um grande encontro com as urnas no mês de agosto. É o início das Assembleias Regionais, nas quais os moradores de cada região votarão nas demandas que devem ser executadas pela Prefeitura. O primeiro encontro será com os moradores da região II, e acontece no dia 10 de agosto, às 19 horas, na APAE.

As demandas que irão para votação nas Assembleias Regionais foram indicadas pela população durante as Reuniões de Bairro, realizadas no primeiro semestre de 2010, totalizando 56 encontros. Todas elas foram analisadas pelos técnicos da Prefeitura, quanto à viabilidade de execução, e discutidas com os delegados do OP, durante dois Fóruns de Delegados.

A partir das demandas aprovadas para cada região, a equipe do OP formou ‘pacotes’ de demandas, contendo várias obras e serviços a serem executados, nos quais a população de cada região votará, registrando o voto em uma cédula. Antes da votação, os Delegados, responsáveis por discutir a viabilidade das demandas com técnicos da Prefeitura, farão a defesa de cada ‘pacote’, falando sobre a importância deles para a região. O ‘pacote’ de demandas vencedor deverá ser executado pela Prefeitura no ano de 2011.

De acordo com o prefeito Eduardo Pereira, neste ciclo, o Orçamento Participativo se aprofundou nas demandas e necessidades de cada bairro. “Fizemos um diagnóstico detalhado sobre as necessidades de todos os bairros. Detectamos demandas mais objetivas, como obras e reformas, que foram incluídas nos pacotes, e demandas nas quais vamos intervir através das áreas de políticas públicas, como melhoria no atendimento em algumas áreas”, explica Eduardo.

Também nas Assembleias Regionais, são eleitos os Conselheiros, que serão responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da execução das demandas eleitas.

Confira as datas das Assembléias e participe!

Dia 10 de agosto – Região II
APAE – Rua Alberto de Oliveira, 55. Jardim Cruz Alta. Às 19 horas.

Dia 13 de agosto – Região VI
EMEF Erick Becker – Rua dos canários, 160. Cidade Nova II. Às 19 horas.

Dia 24 de agosto – Região V
EMEF Anísio Teixeira – Rua Itapevi, 236. Jardim América II. Às 19 horas.

Dia 27 de agosto – Região III
EMEF Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi. Rua Itaipu, 150. Parque Guarani. Às 19 horas.

Dia 31 de agosto – Região I
Ginásio de Esportes Jordan Dias Fernandes. Rua Portugal, s/n. Jardim Promeca. Às 19 horas.

Dia 3 de setembro – Região IV
Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva. Rua Aristides Nivoloni, 240. Jardim Maria de Fátima. Às 19 horas.