Lula Raniero incentiva varzinos a colaborarem com o Censo do IBGE

Governo e Administração - Destaques

Uma equipe de recenseadores do IBGE esteve na Prefeitura de Várzea Paulista, nesta terça-feira (3), para fazer uma simulação de abordagem com o vice-prefeito Lula Raniero e incentivar a população a colaborar com o Censo Demográfico. Em Várzea Paulista, 96 recenseadores irão trabalhar visitando os lares das famílias varzinas. Para evitar qualquer impedimento no trabalho, os profissionais estarão identificados com crachá, colete e boné caracterizando o Censo 2010. A operação teve início no dia 1º de agosto e deve durar no máximo três meses.

De acordo com Lula Raniero, que respondeu o primeiro questionário do município, os resultados obtidos através do censo são importantes para auxiliar na elaboração de políticas públicas para a cidade. “Por meio do mapeamento podemos definir nossas estratégias de atuação e definir nossas políticas públicas, além de termos mais informações para buscar recursos e incrementar o nosso orçamento”, avalia.

Juliana Mattiazzo, Agente Censitária Regional, ressalta a importância da colaboração dos varzinos.  “Pedimos que a população facilite nosso trabalho. As respostas ao questionário do Censo serão rápidas para maior parte dos domicílios que serão visitados. Apenas 10% das residências serão abrangidas pela pesquisa de amostragem, que possui cerca 82 itens”, explica.

Informatizado

O Censo, que será totalmente informatizado com o uso de computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, servindo de base para o planejamento público e privado da próxima década.

No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena.