Hospital da Cidade recebe nova aparelhagem

Saúde - Cotidiano

Com monitor multiparâmetro e respirador pulmonar, HC se prepara para tratar doenças cardiopulmonares, em especial as complicações da gripe suína

O Hospital da Cidade (HC) de Várzea Paulista recebeu, em junho e julho deste ano, um monitor multiparâmetro e um respirador pulmonar mecânico do Ministério da Saúde. O local já contava, desde junho, com dois oxímetros novos. Os quatro aparelhos, já instalados e disponíveis para uso, fazem parte do programa de enfrentamento à gripe suína, que pretende equipar os hospitais para tratar eventuais casos da doença.

O diretor clínico do HC, André Afonso, explica que cada equipamento tem uma função no auxílio ao tratamento de doenças cardiopulmonares. O monitor multiparâmetro acumula várias funções, como oximetria, verificação de padrão respiratório e batimentos cardíacos. “Geralmente, é usado em centros cirúrgicos para que o anestesista veja todos os valores necessários. Esse aparelho ainda memoriza informações, podendo oferecer, em determinado tempo, um perfil do paciente”, explica. Ele também informa que o respirador pulmonar mecânico é usado quando há incapacidade ventilatória espontânea do doente. “Nos casos de insuficiência respiratória, pode ser usado para a manutenção da vida, com os devidos parâmetros individuais e tipos respiratórios necessários em cada momento”, ensina. Já os oxímetros medem a concentração de oxigênio em diferentes momentos. “É um aparelho que ajuda o profissional da Saúde a verificar a gravidade da situação de cada paciente”, complementa.

O secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Tofani, afirma que Várzea Paulista está prevenida, por ter participado da campanha nacional de vacinação, e preparada, pois tem um hospital público com aparelhagem adequada e suficiente, que pode diagnosticar e tratar, de maneira ágil e eficaz, pessoas possivelmente infectadas pelo vírus Influenza A (H1N1).

A população, no entanto, deve manter os métodos de prevenção ensinados pelos especialistas: lavar as mãos frequentemente, ter uma alimentação adequada, não se expor ao frio, evitar aglomerações e locais fechados são algumas das medidas que ajudam a diminuir e prevenir surtos da doença.

 

Investimento em prevenção

Além dos aparelhos doados pelo Ministério da Saúde, o Hospital da Cidade também recebeu do Governo Federal um recurso no valor de mais de R$ 90 mil, aprovado no dia 17 de junho, destinado aos municípios para melhor se estruturarem e garantirem os tratamentos contra o vírus Influenza A (H1N1).

Tofani conta que “o Ministério disponibilizou a verba, distribuída entre as cidades, de acordo com critérios, como o número de habitantes, os casos registrados de gripe suína e se elas têm hospitais municipais, entre outros”.

Outro fator importante é a capacitação que os trabalhadores da Saúde receberam em 2009, ano da descoberta da nova gripe. Com a educação continuada, os trabalhadores receberam informações atualizadas para lidar com a nova Influenza e com outras doenças.