6º Encontro de Educadores recebe Francisco Chagas

Educação - Destaques

Secretário-executivo-adjunto do Ministério da Educação ministrou palestra em evento que marca retorno escolar

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na tarde desta sexta-feira, no auditório da UniAnchieta, na Vila Popular, o 6º Encontro de Educadores, com a palestra “Plano Nacional de Educação”. O evento foi ministrado pelo secretário-executivo-adjunto do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral da comissão organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae), professor Francisco Chagas. Mais de 500 educadores estiveram presentes ao encontro que marca oficialmente o início do segundo semestre letivo na rede municipal de ensino.

Na ocasião, Chagas destacou a realização como referência educacional. “Recomeçar com um encontro deste nível é essencial para atualizar a categoria e promover a gestão democrática no sistema escolar”, avalia. O secretário ressaltou ainda a questão da coletividade em benefício da educação, tanto no âmbito nacional quanto no municipal: “A iniciativa permite que os professores acompanhem a educação brasileira e percebam que Várzea Paulista também pode contribuir com uma melhora ainda maior”, avalia.

Lula Raniero, vice-prefeito de Várzea Paulista, esteve presente e afirmou que o evento trata de um retorno aos educadores sobre as decisões da Conferência Nacional de Educação, realizada neste ano e que contribuirá com a discussão do Plano Municipal de Educação. “É preciso pensar no global para enriquecer o local. Por meio desta iniciativa, realizada desde 2005, já foi possível notar efeitos positivos e avanços na rede”, afirma. O encontro também contou com a presença da primeira-dama, Dulce Pereira, que explanou sobre a importância desta mobilização como forma de fortalecer o sistema de ensino. “Várzea Paulista demonstra seu foco na educação de forma coletiva e abraça iniciativas como esta porque acredita que, melhorando a cidade, consegue-se expandir efeitos e melhorar também o país.”

Resultado

A proposta da Secretaria de Educação vem para somar qualificação e inovação. Para o secretário Luciano Braz de Marques, o sistema de ensino em Várzea Paulista tem avançado a cada ano e a dedicação dos educadores em adquirir novas informações tem sido fundamental para este progresso. “Nossa cidade conquistou em 2009 a nota 5,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Este resultado era a meta prevista pelo MEC para o ano de 2013. É uma conquista para todos nós”, explica.

Conceição Miriane, educadora em Várzea Paulista há 22 anos, participou de todas as edições do encontro. Para ela, a iniciativa é uma maneira de reciclagem metodológica e socialização. “É importante porque temos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e reformular nossa forma de lecionar, garantindo melhorias no aprendizado das crianças e dos adolescentes da cidade.”