Folia de Reis resgata cultura popular e atrai milhares de pessoas

Esporte e Lazer - Destaques

Evento chega à 5ª edição com companhias de toda a região

No último final de semana, a Praça da Bíblia foi palco de uma grande manifestação cultural. O 5º Encontro de Folia de Reis, promovido em Várzea Paulista, foi o momento para festejar a comunhão com Deus e revitalizar os costumes populares. Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com mais de 10 companhias, ‘contação’ de causos, poesias e cantigas, além de barracas de artesanato e comidas típicas para preservar e promover a tradição.

O vice-prefeito de Várzea, Lula Raniero, prestigiou as apresentações realizadas no domingo (25). Para ele, as realizações resgatam a cultura popular e envolvem os moradores em favor do conhecimento. “Aqui, os varzinos que, por algum motivo, não conhecem a festividade tem a possibilidade de aprender mais sobre a cultura. Já aqueles que frequentam o Encontro há tempos contribuem com a consolidação das histórias folclóricas na região”, avalia. Exemplo disso é a professora Cláudia Ferreira, moradora de Várzea Paulista há 35 anos e que ainda não conhecia a tradição. Acompanhada da filha, a educadora explica que seu final de semana foi mais rico de informações e cultura do que ela mesma esperava. “É uma grande oportunidade de conhecer novos costumes, desfrutar de um dia diferente e fazer com que a minha filha se aproxime da cultura popular desde cedo”.

Para Osmar Pereira, um dos organizadores, a realização do Encontro de Folia de Reis consagra a importância de revitalizar esta cultura que já existia na cidade, mas era pouco lembrada: “Até cinco anos atrás, não havia apoio do governo municipal e, por isso, as comemorações eram realizadas singularmente, apenas de porta em porta. Hoje, é possível reunir grupos de diversas cidades da região para uma grande festa folclórica”. O Prefeito Eduardo Pereira, que marcou presença na noite de sábado (24), sente-se orgulhoso por apoiar esta realização. “É fundamental incentivar eventos que elevam a cultura popular, já que faz parte da nossa raiz. Revigorar a manifestação da Folia de Reis é resgatar os verdadeiros ‘fazedores’ de cultura, ou seja, as pessoas da própria comunidade”, explica.

Folia de Reis

Em sua quinta edição, os participantes, curiosos e admiradores tiveram contato com uma mostra do que é a Folia, ocorrida de outubro a janeiro, aos finais de semana, há mais de 20 anos. Essa tradição consiste em uma simulação adaptada da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. O grupo, formado por mestre (quem coordena), contramestre (quem pede oferendas nas casas por onde passa), embaixador (quem narra o nascimento de Cristo), palhaços e músicos, visita residências ao som de viola caipira, violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro e muita cantoria. A bandeira religiosa, ornada com fitas coloridas, também é levada até as casas dos devotos que desejam recebê-la. Na ocasião, os moradores contribuem com donativos, utilizados na preparação dos alimentos compartilhados na festa do Dia de Reis (6 de janeiro), em uma alusão aos presentes que Gaspar, Melchior e Baltasar entregaram a Jesus.