Folia de Reis acontece neste fim de semana

Esporte e Lazer - Destaques

Revitalizar uma manifestação popular. Esse é o objetivo do Encontro de Folia de Reis de Várzea Paulista que, neste ano, recebe também o Encontro de Violeiros. Nos dias 24 e 25 de julho, a Praça da Bíblia recebe Companhias de Folia de Reis, poesias, causos, cantigas e outras atrações, programadas para preservar e promover a cultura popular. Para o supervisor do Departamento de Artes e Cultura, Eufraudísio Modesto, os encontros “têm o objetivo de revitalizar a manifestação da Folia de Reis que já existia na cidade. Com a administração atual, oferecemos suporte para os foliões se organizarem, ensaiarem e, com isso, reacendemos a ‘chama’ que rege os verdadeiros ‘fazedores’ de cultura, as pessoas da própria comunidade”, explica.

O Encontro de Violeiros e o lançamento do DVD da dupla Cristiano Carvalho e Rafael iniciam as comemorações no sábado (24), a partir das 16 horas. No domingo, às 8h30, acontece a Missa Sertaneja Campal, acompanhada pelo Grupo Mensageiro de Paz, de Várzea Paulista, seguida de uma apresentação da Orquestra de Violas, da Cultura Caipira de Valinhos. Às 11 horas, Companhias de Folia de Reis, violeiros, catireiros, declamadores de poesia, contadores de causos e cantadores de cantigas se apresentam. Na praça de alimentação, as barracas irão vender salgados e doces típicos.

Tradição

Uma comissão definida pelo Conselho Municipal de Cultura percorreu casas, comércio, mercados, indústrias e instituições para arrecadar donativos, que serão utilizados no preparo da alimentação das Companhias, tradição preservada na cidade até hoje.

Folia de Reis

Em Várzea, nos dois dias de encontro, participantes, curiosos e admiradores podem ter contato com uma mostra do que é a Folia, ocorrida de outubro a janeiro, aos finais de semana, há mais de 20 anos. Essa tradição foi trazida por pessoas de outras cidades que já comemoravam a grande festa.

A celebração, trazida pelos portugueses para o Brasil, adquiriu caráter religioso no país, mas é comemorada com uma perspectiva folclórica e, portanto, alegre. É uma simulação adaptada da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. O grupo, formado por mestre (quem coordena), contramestre (quem pede oferendas nas casas por onde passa), embaixador (quem narra o nascimento de Cristo), palhaços e músicos, visita residências ao som de viola caipira, violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro e muita cantoria. Uma bandeira com imagens religiosas, ornada com fitas coloridas, é levada até as casas de devotos que querem receber e solicitam previamente a visita para que seus moradores contribuam com donativos, utilizados na preparação dos alimentos compartilhados na festa do Dia de Reis (06 de janeiro), numa alusão aos presentes que Gaspar, Melchior e Baltasar entregaram a Jesus.

24/07, das 16 às 22 horas

Encontro de Violeiros e lançamento do DVD da dupla Cristiano Carvalho e Rafael

25/07, às 8h30

Missa Sertaneja Campal, acompanhada pelo Grupo Mensageiro de Paz, de Várzea Paulista, e apresentação da Orquestra de Violas, da Cultura Caipira de Valinhos