HC de Várzea inaugura duas novas salas de medicações

Saúde - Cotidiano

Iniciativa atende a uma demanda do Conselho Local do hospital, composto de usuários, trabalhadores e gestores

Na última sexta-feira (16), duas novas salas de medicações foram inauguradas no Hospital da Cidade de Várzea Paulista. Melhoria no atendimento aos pacientes e no processo de trabalho dos funcionários são os principais objetivos da reforma, que foi uma necessidade levantada pelo Conselho Local do hospital, formado por 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. Em um dos espaços, são preparadas e administradas as medicações rápidas (injetáveis e comprimidos) e, no outro, há um espaço com poltronas, para os pacientes que receberem soroterapia.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Eduardo Pereira, o vice Lula Raniero e o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, que percorreram as novas instalações e conversaram com pacientes e profissionais. “Aos poucos, fazemos essas pequenas reformas e gradativamente conseguimos melhorar o atendimento oferecido pelo Hospital”, comentou o prefeito Eduardo. Ele acrescentou que a Saúde é uma das prioridades de sua administração.

O bem-estar dos pacientes foi citado por Lula, que lembrou a importância de se ter um local bem-equipado para a realização dos atendimentos. “As novas salas oferecem aos pacientes um espaço mais adequado para receberem o atendimento que precisam”, comentou.

Já o secretário de Saúde ressaltou que, mesmo com uma mudança pequena, a reforma proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais. “Com modificações simples, conseguimos melhorar o trabalho dos profissionais e garantir mais conforto à população atendida”.

Os benefícios já foram percebidos pelos atendidos. Eva Mathias acompanhava o filho, Lucas Mathias, que não estava se sentindo bem, pois estava com febre. “Meu filho não está bem, precisou tomar soro. A sala onde ficamos é muito boa porque é mais espaçosa, mais arejada”, elogiou.

Reforma

Os dois espaços, readequados com verba municipal, receberam aparelhos de ar condicionado, mobília e pintura novos. A Política Nacional de Humanização (PNH) e a legislação vigente da Vigilância Sanitária serviram de base para que as mudanças ocorridas atendessem ao tipo de serviço que o Hospital procura oferecer. “Desde a inauguração do HC trabalhamos com diretrizes da PNH, como ambiência, classificação de risco, acolhimento, entre outros. Procuramos realizar um atendimento humanizado com foco nos usuários e trabalhadores”, complementa Márcio Vieira Carvalho, enfermeiro coordenador técnico de Transporte de Urgência e apoiador da PNH.

Primeiro hospital público

O Hospital da Cidade é o primeiro hospital público da história de Várzea Paulista. Antes, o prédio era ocupado pela AMEC – Assistência Médico Cirúrgica, que funcionava em terreno cedido pela Prefeitura em 1978. Na época, o governo municipal estabeleceu na própria escritura, que o imóvel deveria ser utilizado para prestar atendimento hospitalar. Como o atendimento não estava mais sendo prestado e o prédio já não apresentava mais condições técnicas adequadas para essa função. A Prefeitura entrou com uma liminar, para a reintegração de posse do prédio. Depois de reformar e adequar todo o local, a Prefeitura inaugurou em 2008, o primeiro hospital público de Várzea Paulista, o Hospital da Cidade.