Várzea Paulista promove 5º Encontro de Folia de Reis

Esporte e Lazer - Destaques

O 5º Encontro de Folia de Reis trará neste ano também o Encontro de Violeiros, na Praça da Bíblia e será realizado nos dias 24 e 25 de julho. Missa, apresentação de Companhias de Folia de Reis, poesias, causos e cantigas estão entre as atrações deste evento, que pretende revitalizar, preservar e promover a cultura popular. “Esses encontros têm o objetivo de revitalizar a manifestação da Folia de Reis que já existia na cidade. A administração atual ofereceu suporte para os foliões se organizarem, ensaiarem e, com isso, reacendemos a ‘chama’ que rege os verdadeiros ‘fazedores’ de cultura, que são as pessoas da própria comunidade”, explica o supervisor do departamento de Artes e Cultura, Eufraudísio Modesto.

No sábado (24 de julho), das 16 às 22 horas, o Encontro de Violeiros e o lançamento do DVD da dupla Cristiano Carvalho e Rafael marcam o início das comemorações. Já no domingo (25 de julho), às 8h30, acontece a Missa Sertaneja Campal, acompanhada pelo Grupo Mensageiro de Paz, de Várzea Paulista, seguida de uma apresentação da Orquestra de Violas, da Cultura Caipira de Valinhos. A partir das 11 horas, as Companhias de Folia de Reis, violeiros, catireiros, declamadores de poesia, contadores de causos e cantadores de cantigas se apresentam até às 20 horas, levando a tradição de diversas partes do país para o público de Várzea e região.

Na praça de alimentação serão servidas comidas típicas: doces e salgados preparados com os donativos recebidos por uma comissão definida pelo Conselho Municipal de Cultura, que percorreu casas, comércios, mercados, indústrias e instituições.

Folia de Reis

A Folia de Reis tem mais de 20 anos de tradição em Várzea, pois foi trazida por pessoas de outras cidades que já celebravam a grande festa. Nos dois dias de encontro, participantes, curiosos e admiradores poderão ter contato com uma mostra do que é a Folia, ocorrida de outubro a janeiro, aos finais de semana, no município.

A Folia, trazida pelos portugueses, adquiriu caráter religioso no país, mas é comemorada com uma perspectiva folclórica e, portanto, alegre. É uma simulação adaptada da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. O grupo, formado por mestre (quem coordena), contramestre (quem pede oferendas nas casas por onde passa), embaixador (quem narra o nascimento de Cristo), palhaços e músicos, visita, além de residências, igrejas, ao som de viola caipira, violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro e muita cantoria. Uma bandeira com imagens religiosas, ornada com fitas coloridas, é carregada de porta em porta, para que os moradores contribuam com donativos, que são entregues a quem precisa, numa alusão aos presentes que Gaspar, Melchior e Baltasar entregaram a Jesus.

24/07, das 16 às 22 horas

Encontro de Violeiros e lançamento do DVD da dupla Cristiano Carvalho e Rafael

25/07, às 8h30

Missa Sertaneja Campal, acompanhada pelo Grupo Mensageiro de Paz, de Várzea Paulista, e apresentação da Orquestra de Violas, da Cultura Caipira de Valinhos