Férias na Escola anima férias das crianças de Várzea Paulista

Educação - Destaques

Projeto da Prefeitura visa proporcionar espaço de recreação e aprendizado durante o descanso escolar

A partir da próxima segunda-feira (19), os alunos da rede municipal de ensino estão oficialmente em recesso escolar. No entanto, a diversão longe dos cadernos terá o próprio ambiente educacional como espaço de entretenimento. Trata-se do projeto ‘Férias na Escola’, uma proposta da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Educação, que visa proporcionar o acesso às atividades pedagógicas e culturais de forma lúdica e recreativa. A ação acontece até o dia 23 de julho, das 13 às 17 horas.

Neste ano, a iniciativa acontecerá nas dependências das EMEFs Juvelita Pereira da Silva, na Vila Real, e Professora Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi, no Parque Guarani. De acordo com a supervisora do departamento de educação, Cilene Maria da Silva, além de disponibilizar espaço privilegiado para a criança aprender a conhecer, as escolas públicas tornam-se território de recreação aberto para toda a comunidade.

Nos locais, haverá sala de leitura, cinemas, pintura e gincanas. O projeto será realizado também em parceria com a Secretaria de Esportes e incluirá ainda as atividades esportivas e pedagógicas, como a inicialização à informática por meio de exercícios práticos em laboratórios especializados.

Evidenciar ações educacionais

Para Cilene, esta realização é essencial também para o aprofundamento de outros projetos educacionais promovidos no sistema de ensino municipal. Segundo a supervisora, durante o período de aula, algumas propostas são pouco observadas pelos alunos devido à demanda de aprendizado: “O recesso escolar permitirá mais atenção para as atividades lúdicas que desenvolvemos com cunho pedagógico”, explica.

Este é o caso do projeto ‘Xadrez na Escola’, que tem como norte provar que a modalidade não se trata de um esporte restrito a adultos e, principalmente, praticado apenas como forma de diversão. Criada em abril deste ano, a proposta integra regularmente o planejamento educacional de forma transversal, atuando em disciplinas como Língua Portuguesa, por meio das regras do jogo, e Matemática, com a prática lógica do esporte. “Vamosoferecer recreação e lazer aos estudantes de forma regular, fazendo com que os jovens entendam que estas práticas também integram o conjunto da educação”, conclui.

Projeto Férias na Escola

Data: 19 a 23 de julho