Educação Básica de Várzea já atinge meta prevista para 2013

Educação - Destaques

Com política educacional diferenciada, cidade cresce quase o triplo do previsto no Ideb; índice supera Campinas e capital paulista

A Educação na cidade de Várzea Paulista está melhor a cada ano. Prova disso é o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado no início do mês pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado de 5,6 ultrapassou as metas estabelecidas pelo MEC para 2011 (5,4) e 2013 (5,6). O índice superou ainda cidades como Campinas e São Paulo, que obtiveram médias 4,9 e 4,7, respectivamente.

O fator que impulsionou este avanço consiste na política de ensino adotada no município de Várzea. Na contramão das políticas inspiradas no sucateamento da área e no uso de materiais prontos de empresas privadas, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Educação, preza pelo coletivo: o estudo e a elaboração do currículo disciplinar de forma grupal, ou seja, dialogando com a comunidade, com os conselhos, com a rede de escolas e com os gestores. “A gestão democrática e participativa é a diretriz da secretaria e tem as decisões compartilhadas com a comunidade e com os profissionais. Esta é a melhor forma de resolver os problemas e o Estado tem de ter abertura para isso”, analisa o prefeito varzino, Eduardo Pereira.

Para o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, a formação continuada de profissionais da Educação, baseada nos encontros presenciais e no acompanhamento dos processos, também são fundamentais como ferramentas de política pública, já que há o investimento na criação com os educadores municipais e o trabalho das especificidades da própria cidade: “Temos buscado uma identidade própria e a criatividade de nossos profissionais tem sido o nosso melhor material didático”, avalia o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques.

Incentivo

Em Várzea Paulista, a valorização e a qualificação dos professores são essenciais na melhoria no sistema de ensino. Por este motivo, a secretaria de Educação tem praticado ações de incentivo e estímulo ao profissional, como o Plano de Carreira, Estatuto do Magistério e a ampliação da jornada de trabalho discutida com os próprios docentes. “O professor é a principal ferramenta de uma política de educação e, assim, tem de ser valorizado”, afirma Luciano, lembrando que além da gestão democrática, a ação da secretaria se organiza por meio de mais duas diretrizes, amparadas na legislação, que são a democratização do acesso e da permanência de todos os alunos e a melhoria da qualidade do ensino.

Prioridades

O governo municipal tem ainda uma intensa preocupação com as questões sociais, disponibilizando uniformes aos alunos, material escolar, merenda de qualidade, transporte adequado e um esforço para melhorar o ambiente das escolas. Entre as ações, está o projeto de amparo social, como o Bolsa Família, integrado com outras políticas e programas de renda. “Para a Prefeitura, criança bem alimentada e amparada aprende melhor”, diz o secretário.

Futuro

O bom resultado no Ideb neste ano não será motivo de acomodação do Governo Municipal, pelo contrário: já existem novos exercícios em discussão, como a ampliação de escolas, o término da construção do ProInfância, a execução da segunda fase do ‘Programa Construir o Aprender’ e a ampliação da jornada dos professores, cuja iniciativa proporcionará maior tempo de preparo das aulas e a realização da formação continuada.