Varzinos caminham pela preservação do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Destaques

Participantes coletaram o lixo jogado nas ruas durante o trajeto

Pelo quarto ano consecutivo, centenas de varzinos caminharam em prol de uma causa nobre: a preservação do Meio Ambiente. A Caminhada Ecológica já se tornou tradição na cidade e é aguardada em todo final de junho, por encerrar oficialmente o Mês do Meio Ambiente, que neste ano teve a sua quarta edição, promovida pelo Departamento de Meio Ambiente. Neste sábado (26), cerca de 200 pessoas caminharam aproximadamente seis quilômetros, com início no Clube de Campo da Cica e chegada no Orquidário Biorchids.

Com o objetivo promover a educação ambiental, além da conscientização sobre as regiões do Alto do Pinheirinho e Serra do Mursa, a 4ª Caminhada Ecológica, como as anteriores, foi bastante interativa. Os participantes se empenharam em coletar todo o lixo e materiais jogados na natureza, ao longo do trajeto, para promover a preservação do meio ambiente. “Acho essa iniciativa muito importante, porque não é apenas uma caminhada, mas sim um ato em defesa da natureza”, avalia Marísia Inês Gomes.

Anita da Silva participou pela primeira vez do evento e achou a iniciativa interessante. “Essa iniciativa é uma forma do poder público nos alertar sobre a importância de manter a cidade limpa”, afirma.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino, a caminhada está entre os eventos que se tornaram marcas na cidade. “Muitas pessoas aguardam o fim do Mês do Meio Ambiente ansiosas pela caminhada”, expõe. Segundo ele, cerca de 1700 pessoas participaram das atividades promovidas ao longo do mês. “Somando com os funcionários das empresas, onde ficaram expostas as fotos sobre o rio Jundiaí, totaliza cerca de três mil participantes”, informa.

O Mês do Meio Ambiente tem como parceiros ambientais a Câmara Municipal de Várzea Paulista, Continental, Sabesp, KSB, TransVárzea, Banco do Brasil, Trans Oliva, ONG Caminho Verde, A´doro, Elekeiroz, Associação Mata Ciliar, Coati e Eco Mursa.