Encontro em Várzea define metas para atrair universidade federal à região

Educação - Destaques

Prefeitos e secretários de cidades que englobam o Aglomerado de Jundiaí definiram as próximas metas para atrair uma instituição federal de ensino superior para a região, em encontro articulado pelo prefeito Eduardo Pereira (PT), em Várzea Paulista, na última quinta-feira (24).

Da discussão, que teve a colaboração do reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Targino de Araújo Filho, ficaram estabelecidos os próximos passos para concretizar a ideia. No âmbito estratégico, secretários de Educação das cidades formarão uma equipe de trabalho para embasar um projeto que contemple a região. Ao prefeito Eduardo caberá o papel político de convencer o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre a instalação ou de um novo campus, ou de um Instituto Federal. “A ideia é juntar forças políticas, econômicas e sociais da região para concretizar o projeto. Não há cidade contra cidade, é um envolvimento regional”, define o prefeito varzino.

O secretário de Educação de Jundiaí, Francisco Carbonari, que esteve no evento representando o prefeito Miguel Haddad (PSDB), concorda com a comunhão regional para que a ideia ganhe mais força. “Não dá, realmente, para pensar nessas cidades fora de um conjunto”, avalia.

O reitor da UFSCar descreveu o impacto que a instalação de uma universidade federal causa numa região, como seria o caso do Aglomerado Urbano de Jundiaí. “Além do ensino, conhecimento e formação de mão de obra, permite a atuação em pesquisa de ponta que reflete em melhora na qualidade de vida da população”, descreve.

Existem três possibilidades para que a intenção se torne realidade: o pedido de criação de uma universidade federal, a implantação de uma extensão de uma instituição federal, ou a criação de um Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica).

O projeto beneficiaria as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Jarinu, além de outras cidades vizinhas que também serão beneficiadas, como Itatiba, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha, com uma soma populacional estimada em 1 milhão de habitantes.