Várzea recebe municípios para discutir a despoluição do rio Jundiaí

Meio Ambiente - Destaques

Encontro reuniu representantes de 6 cidades que estão inseridas nesta bacia hidrográfica

O Mês do Meio Ambiente, realizado anualmente em Várzea Paulista, chega a sua reta final. Para tanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, promoveu na manhã desta quarta-feira (23), o I Encontro dos Municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí – Perspectivas para o futuro e educação ambiental para uma nova consciência, no Express Inn Hotel Orquídea. “A gente vive em um tempo de constantes mudanças e o Brasil vem dando passos importantes na questão ambiental. Este evento vem para consolidar as ações e mostrar que nosso município também se preocupa com a qualidade de vida da população”, avalia Lula Raniero, vice-prefeito.

O evento contou com a participação de representantes de seis dos oito municípios que integram de forma total ou parcial a bacia do rio Jundiaí, como Salto, Piracicaba, Indaiatuba, Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Mairiporã.  “É necessário despoluir a bacia do rio Jundiaí para o bem estar de toda a região. Para isso, promover um debate técnico entre profissionais e estudantes consiste em uma importante ferramenta para que, em um futuro próximo, o objetivo seja alcançado”, diz o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino.

Em Várzea Paulista, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente é responsável por planos e programas de desenvolvimento, abrangendo a área de meio ambiente. De acordo com o secretário adjunto, o município já traça grandes ações para colaborar com a despoluição do rio e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) integra este plano de atuação. “Nossa expectativa é ter o rio Jundiaí 100% despoluído brevemente, sendo o primeiro do Estado de São Paulo”, prevê.

Antonio Rodrigues, coordenador do Centro de Triagem e Reciclagem de Campo Limpo Paulista, explica que aquele município também não possui um sistema de tratamento de esgoto, mas que já existem projetos em estudo. Enquanto isso, Rodrigues diz que a cidade desenvolve o plano de coleta urbana de recicláveis, ou seja, em locais próximos ao centro: “Pretendemos ampliar para as regiões mais periféricas, com a ajuda de um caminhão”.
Representando a cidade de Itupeva, o vereador Rogério Cavalin (PT) afirma que o encontro foi fundamental, já que reuniu personalidades das cidades pelas quais o rio passa. “É extremamente importante porque promove o diálogo sobre esta realidade. É preciso conversar, debater e estender a questão, sem pensar somente no seu limite territorial”, opina.

De Piracicaba, Cecília Aranha, arquiteta e colaboradora da secretaria executiva dos Comitês PCJ (Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), ressalta a precisão de movimentos ambientais: “É chegada a hora de entender que não se pode pensar de forma local, mas sim avaliar sempre a partir de um contexto global, já que se trata de uma realidade em comum”.

Escola como ponto central

A educação ambiental também foi um fator bastante discutido no encontro. O secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcelo Firmino, explica que a questão trata-se de um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de aprendizagem e participa ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e na busca de soluções.

Com esta visão, o SAAE Indaiatuba – também presente no encontro – explanou sobre a criação da cartilha “Indaiá Sane”, com distribuição de 10 mil exemplares na rede pública de ensino, em 2008. O resultado foi acima do esperado e, segundo Josiane Mota de Souza, auxiliar administrativa do órgão, 2009 ganhou a segunda edição do projeto. “A escola, por exemplo, é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, diz e valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis”, afirma Josiane.

No final do encontro, os municípios participantes redigiram uma carta de compromissos que você confere aqui.