Várzea participa da II Conferência Nacional de Economia Solidária

Gestão Pública - Destaques

Realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho, em Brasília, a II Conferência Nacional de Economia Solidária reuniu mais de 2 mil pessoas para discutir o texto base com os pedidos sobre o Sistema Nacional de Economia Solidária, leis das cooperativas sociais e a criação de um Ministério da Economia Solidária.

Várzea foi representada pelos técnicos de Economia Solidária, Luciane Mosca e Joaquim Cesar da Silva, representando o poder público, além dos representantes dos empreendimentos Casa da Beleza, Artesanato e o grupo de Poupança Comunitária da Vila Real.

Estiveram presentes grandes nomes como Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária e o professor Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas e consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios.

“O movimento provou que está crescendo a um ritmo acelerado em todo o Brasil, e que realmente outra economia acontece. São trabalhadores rurais, de agricultura familiar, artesões, cooperativas e associações, nas áreas alimentícias, cooperativas de reciclagem, entre outras. Enfim, empreendimentos solidários que atingem hoje milhares de trabalhadores em todo o País”, conta Luciane Mosca, relembrando que hoje a Economia Solidária tem políticas relacionadas em 22 ministérios, com programas de segurança alimentas, pró jovem urbano e pontos de cultura.